A recente história política do Amazonas mostra que existe uma certa “maldição do vice” em curso no Estado. Senão, lembremos: na Prefeitura de Manaus e Governo do Estado têm se repetido histórias de rompimentos nada amigáveis, e até mesmo estrondosos, entre os titulares do poder executivo e seus vices. Foi assim com Arthur Neto (PSDB) e Hissa Abrahão (sem partido), eleitos em 2012, por exemplo. Mesmo mudando o vice, em 2016, Arthur repetiu a performance com Marcos Rotta (DEM), que saiu dizendo ter sido traído pelo tucano.
BRIGA TAMBÉM NO GOVERNO
A “maldição do vice” também circula no “Palácio da Compensa”, onde José Melo (Pros) e Henrique Oliveira (Pros) também tiveram um final nada feliz. Por ocasião da prisão de Melo, Henrique declarou que foi alijado do governo e colocado no lugar de vice meramente decorativo. Com o atual governador Wilson Lima (UB) e seu vice, Carlos Almeida (PSDB), a história vem se repetindo. Almeida já nem mesmo despacha na Compensa, tendo se afastado completamente do governo.
INFORTÚNIO NÃO AFASTA COBIÇA
Mesmo com tantos desfechos desafortunados, o posto de vice continua bastante cobiçado e tem se apresentado como decisivo na formação de acordos para disputa pelo Governo do Amazonas em 2022. Nos bastidores, comenta-se que a escolha do o nome que comporá a chapa de Amazonino Mendes (sem partido) como vice tem sido apontada como condição primordial, verdadeira prerrogativa, para a filiação e subsequente candidatura do “Negão”.
OU O VICE, OU NADA
Da mesma forma, o apoio do prefeito David Almeida (Avante) à reeleição de Wilson Lima (UB) é condicionada à indicação do vice pelo partido de Almeida. Nesse caso, o secretário Municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, que se filia na noite desta quinta-feira (24) ao Avante, é o nome mais cogitado. O problema é a proximidade de Wilson com o grupo bolsonarista encabeçado pelo Coronel Menezes e Alfredo Nascimento, ambos do PL, que pleiteia a indicação do vice em troca do apoio do grupo e, consequentemente, do presidente da República. Ou seja, com ou sem “maldição”, todo mundo quer indicar o vice.
PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
A filiação de Sabá Reis ao Avante, aliás, faz as vezes também de festa de aniversário, já que o secretário completa anos nesta quinta-feira (24). Nas primeiras horas da manhã, seu filho, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), fez uma postagem em homenagem à data comemorativa nas redes sociais. “Feliz aniversário, secretário Sabá Reis, a quem tenho a honra de chamar de pai”, escreveu o presidente da CMM.
AMOM DE ALTA HOSPITALAR
O vereador Amom Mandel (sem partido) foi liberado do Hospital Santa Júlia, para acompanhamento médico em domicílio, às 16h desta quinta-feira (24). O vereador passou aproximadamente 10 horas internado, após sentir fortes dores articulares, decorrentes de doenças autoimunes crônicas que possui. Após Amom ser submetido a uma bateria de cerca de 20 exames, receber os resultados iniciais e melhorar o quadro de dores, optou-se por observação domiciliar. O vereador aguarda diagnóstico conclusivo.
PODE VOTAR, SIM
O eleitor que não compareceu às urnas em 2020 poderá votar normalmente nas eleições deste ano. A ausência do voto ou de justificativa também não vai impedir o cidadão de obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e receber remuneração de função ou emprego público. Tudo isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu prorrogar a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no art. 7º do Código Eleitoral.
“PUXADINHO DE POLÍTICOS”
Leitora do REBOJO, a ex-deputada federal e primeira e única mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Beth Azize, tem dado um feedback à coluna por meio de aplicativo de mensagens. Sobre nota publicada na última terça-feira (22) sob o título “Na versão de Pauderney, o ‘Negão’ demorou demais”, Azize foi ácida ao comentar que uma declaração como tal só poderia vir de “um puxadinho de políticos da pior extração”.
A SOLUÇÃO É NÃO IR
Já sobre as notas que a coluna vem publicando desde terça-feira (22) sobre os preços exorbitantes cobrados por passagem e hospedagem para quem deseja ir ao Festival Folclórico de Parintins em 2022, a veterana política foi pragmática: “O povo daqui tem uma solução. Não ir a Parintins”, disse Beth Azize.
MAYARA ACIONARÁ PROCON
A questão levantada pelo REBOJO, aliás, tem dado pano para as mangas na Aleam. Após pronunciamento do presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), alertando para a prática de preços abusivos, na quarta-feira (23), a deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) anunciou, nesta quinta-feira (24), que vai acionar o Procon Amazonas, por meio de Requerimento, por conta do aumento no preço de passagens aéreas e hotelaria no município de Parintins, para o Festival Folclórico, que acontece nos dias 24 a 26 de junho.
REVITALIZAÇÃO DO BUMBÓDROMO
Na Ilha Tupinambarana para lançar oficialmente, na noite desta quinta-feira (24), o 55º Festival Folclórico de Parintins, o governador Wilson Lima (UB) vai anunciar também a revitalização do Bumbódromo para receber o espetáculo dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que o próprio Wilson Lima prometeu que vai ser “o maior festival de todos os tempos”. Após dois anos, a principal manifestação folclórica do Norte do país voltará a ser realizada em 2022 e já aquece a economia do município com eventos como o lançamento desta noite.
LEILÃO SUSPENSO
O Juiz de Direito da 8ª Vara Cível e Acidentes de Trabalho da Comarca de Manaus, Mateus Guedes Rios, suspendeu nesta quinta-feira (24) o leilão judicial do galpão de alegorias do boi-bumbá Caprichoso. A decisão foi embasada no fato de que a dívida alegada pela parte credora já foi paga parcialmente em aproximadamente 70%, conforme atesta a direção do bumbá.
BATUCADA ESQUENTA PARA O CARNABOI
A Batucada do boi-bumbá Garantido vai realizar ensaio técnico, nesta quinta-feira (24), a partir das 19h, para se preparar para a apresentação do Carnaboi, que acontece neste final de semana, no Sambódomo. Como de praxe, o ensaio será realizado no Almirante Hall (Av. Padre Agostinho Caballero, 981, Santo Antônio). Os ingressos de pista custam R$10.
MARUJADA COM ARLINDO NETO
Já a Marujada de Guerra do boi-bumbá Garantido realiza seu terceiro ensaio em Manaus no domingo pós-Carnaboi (27), no Atlético Rio Negro Clube. Arlindo Neto cantará, pela primeira vez, no ensaio da Marujada de Guerra – que também contará com Ryan Nogueira e Nilson Matos, além das participações do Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e Troup Caprichoso. Paulinho Viana e Márcio do Boi serão as vozes que darão início à passagem técnica do repertório de arena do Boi Caprichoso para o 55º Festival Folclórico de Parintins.