O clima de transe delirante causado pela enxurrada de fake news disseminadas em grupos de aplicativos de mensagens bolsonaristas não se encerrou com a live de despedida do presidente Jair Bolsonaro (PL). Mesmo com a declaração do ainda presidente de que não partirá para o “tudo ou nada”, uma parcela de seus apoiadores segue acreditando na prisão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, seguida da tomada do poder pelas forças armadas.
FORÇA DAS FAKES
A crença no imponderável segue fortalecida pelas fake news, que não param de ser disseminadas, insuflando a massa bolsonarista. Pessoas crédulas, que não possuem a informação necessária para serem blindadas de teorias completamente inverossímeis, seguem sendo enganadas. Áudios e vídeos dão como certa a informação de que o comando do Brasil já está com as forças armadas e que Bolsonaro voltará em três meses para realizar uma nova eleição. Até a possibilidade de guerra é aventada em áudios e vídeos.
CONSERVADORES DECEPICIONADOS
Líder do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke também fez uma live após o pronunciamento de despedida de Bolsonaro. “A realidade chegou para todo mundo. Porque ninguém sabia de nada”, disse. “Tô vendo algumas pessoas muito decepcionadas. Isso faz parte. Somos seres humanos e criamos expectativas. Nesse momento, a gente está muito triste porque queríamos que acontecesse uma coisa e nem sempre acontece o que a gente quer”, declarou.
AMAZONINO INTERNADO
O ex-governador Amazonino Amazonino Mendes (Cidadania) voltou a ser internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira. É a segunda vez no período de um mês que Amazonino, que tem 83 anos, é internado no mesmo hospital. Desta vez, de acordo com o que foi informado, está cuidando de problemas respiratórios.
PÓS EM INFORMÁTICA NA UFAM
Têm início no dia 2 de janeiro de 2023 as inscrições para o Exame de Seleção de candidatos para ingressar no 1º semestre de 2023, nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação (PPGI/IComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao todo, serão oferecidas 36 vagas para mestrado e 24 vagas para doutorado e o candidato poderá realizar as inscrições até 18 de janeiro de 2023 no link que estará disponível no site do PPGI.
SAUDADE REVITALIZADA
A Praça da Saudade está sendo revitalizada pela Prefeitura de Manaus. Serviços como pintura dos pilares de concreto e pergolados, poda de árvores e lavagem do piso estão sendo realizados no intuito de deixar o local mais agradável aos visitantes. As correntes que protegiam o monumento com a escultura de Tenreiro Aranha, por exemplo, foram roubadas e com a restauração serão devolvidas ao local, novos bancos de concreto serão instalados, além da revitalização completa do paisagismo.
GIGANTES DA FLORESTA
O prefeito David Almeida (Avante), e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, assinam, na próxima segunda-feira (2), às 9h, a Ordem de Serviço para o início das obras da primeira fase de construção do Parque Gigantes da Floresta. A assinatura acontecerá no local da futura obra, que fica entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, na divisão entre as zonas Leste e Norte da capital.
CARNAVAL NO SÁBADO MAGRO
Uma novidade tem causado uma certa polêmica no meio carnavalesco de Manaus. Foi decidido pela maioria dos presidentes do Grupo Especial que, em 2023, o desfile das Escolas de Samba será realizado no dia 11 de fevereiro, Sábado Magro de Carnaval. Para quem não sabe, Sábado Magro é o que antecede o sábado de Carnaval, que será no dia 18 de fevereiro. Uma semana antes do Carnaval, portanto. É no Sábado Magro também que acontecem as bandas da Bica e Difusora, folias que reúnem uma multidão e agora ganharão a concorrência do desfile das Escolas de Samba.