Após causar um verdadeiro rebuliço bovino no fim de semana ao gravar vídeo com o boi Caprichoso no aeroporto Júlio Belém, em Parintins, o pré-candidato ao Senado, Coronel Alfredo Menezes (Patriota), esclareceu os fatos, segundo sua versão, ao Rebojo. Segundo o Coronel, a diretoria do Caprichoso autorizou, sim, a ida do bumbá ao aeroporto para recepcioná-lo, e o presidente do Garantido não autorizou o boi encarnado a ir por “dever favores” ao senador Omar Aziz (PSD), adversário de Menezes na disputa por uma cadeira no Senado.
PARA ENTENDER A POLÊMICA
Ao tentar mostrar ao presidente Jair Bolsonaro (PL) uma calorosa recepção no aeroporto de Parintins, onde foi para anunciar a vinda do capitão ao festival folclórico deste ano, o coronel acabou por criar uma polêmica que reverberou alto nos domínios das duas agremiações bumbalescas e acabou ofuscando a notícia principal, que seria a vinda do presidente à festa parintinense em 2022. Menezes publicou um vídeo em que aparecia acompanhado de um grupo de torcedores do Caprichoso, com direito ao próprio bumbá “evoluindo”. Foi o bastante para iniciar uma grande confusão.
REPÚDIO EM AMBAS AGREMIAÇÕES
O boi Garantido, de quem Menezes afirmou à coluna ser torcedor, foi o primeiro que emitiu nota comunicando estar “terminantemente proibida a participação do bumbá em eventos de natureza político-partidária”. Em seguida, o Caprichoso também emitiu comunicado informando que não autoriza o uso da imagem do Boi, dos seus itens e de sua torcida para fins político-partidários. O Caprichoso também informou que nem o boi, nem o tripa utilizados na recepção a Menezes eram oficiais ou autorizados pela agremiação.
SAIU MELHOR DO QUE CHEGOU
Menezes enviou à coluna cópia dos ofícios enviados a ambas agremiações folclóricas. E reafirma que o grupo apoiador do presidente na ilha retirou o boi em questão do curral do Caprichoso, com autorização da diretoria. Fala até mesmo em realização de “perícia” para comprovar que o boi é o mesmo que fica no curral azulado. Quanto ao Garantido, diz ter ouvido a justificativa de que o boi não iria porque o presidente “deve favores ao Omar”. “Eu não tenho nada a ver com isso, mas saí melhor do que cheguei. Porque muita gente no interior não sabe que eu sou pré-candidato ao Senado e agora todos querem saber quem eu sou”.
REJEIÇÃO ALTA
Boa parte da confusão se deu porque o atual presidente tem uma rejeição alta na Ilha Tupinambarana. Para se ter uma ideia, em 2018, obteve apenas 17,50% dos votos válidos em Parintins, contra 82,50% de Haddad. No interior do Amazonas, aliás, Bolsonaro só venceu em dois municípios, e por pouco: Apuí (51,44%) e Guajará (50,48%). Ademais, fica uma lição: em Parintins, se quiser ganhar a simpatia da população, não privilegie um bumbá em detrimento do outro, sob pena de arrumar briga com a galera contrária.
VISITA EM MARÇO
E por falar em Apuí, começou a circular nesta segunda-feira (21) um rumor ainda não confirmado de que o presidente Bolsonaro visitará o município em março para conferir as obras de recuperação da BR-319. A viagem do presidente, segundo os rumores, deve acontecer entre 20 e 25 de março.
NOVAS URNAS ELETRÔNICAS
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas recebeu nesta segunda-feira (21/02) mais uma remessa das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022. As novas urnas, modelo UE2020, possuem baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção. Também passam a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.
VAI TER PASSO A PAÇO EM 2022
A Prefeitura de Manaus lançou, na manhã deste domingo, 20/2, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), na rua Gabriel Salgado, centro histórico, o projeto “Manaus Passo a Paço 2022”. O evento consolidará o novo eixo turístico-cultural, planejado pela gestão David Almeida (Avante), para o marco zero da cidade, que receberá importantes investimentos, como a construção do Mirante da Ilha de São Vicente.
CMM DENUNCIA FAKE NEWS
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) classificou, em nota, como fake news a notícia publicada por alguns veículos de que a Casa Parlamentar tiraria 11 dias de folga durante o período de Carnaval. A nota afirma que os únicos dias em que o plenário não funcionará será o dia 28 de fevereiro, de acordo com o ato Ato da Presidência, que declara ponto facultativo, e os dias 1º e 2 de março, por serem feriados nacionais.
‘NÃO SOU OPOSIÇÃO’
Na sessão desta segunda-feira (21) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes (PSC) reagiu energicamente ao ser chamado de oposição por um colega. Guedes afirmou que é “independente”, rechaçando a pecha de oposição.
OCIOSOS E IRRECUPERÁVEIS
O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas decidiu doar mais de 250 bens. Os artigos selecionados para doação são considerados ociosos, antieconômicos e irrecuperáveis e estão divididos em seis lotes. Representantes de órgãos e entidades podem manifestar interesse na aquisição desses produtos entre os dias 21 de fevereiro a 4 de março, indicando o lote desejado, com a respectiva descrição, na ordem de sua preferência. Confira a relação detalhada dos bens (https://bit.ly/3I7thTe) e o modelo de solicitação (https://bit.ly/3JJKx1c).