Com um estilo leve, bem-humorado e muito didático, André Torbey tratou de aspectos comportamentais das finanças pessoais na palestra “Educação Financeira”, ministrada a Membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), a palestra foi proferida, na manhã do dia 5/5, no auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Torbey tratou de temas como os principais erros nas finanças pessoais, orçamento, planejamento financeiro, formas de poupar e investimentos.
“O objetivo aqui é fazer um contraponto entre comportamento e a educação financeira. Muita gente ainda bate naquela tecla de que o problema do dinheiro é que as pessoas não sabem matemática, mas, na verdade, são as nossas decisões, no dia a dia, que influenciam nosso salário, nosso saldo no final do mês. Entender um pouco mais sobre comportamento, sobre a economia comportamental e da psicologia comportamental também ajuda na hora de entender sobre dinheiro”, disse o palestrante.
A receptividade do público e a grande relevância do tema levaram o Ceaf a estabelecer uma parceria com André Torbey, que passará a ministrar palestras aos Membros e servidores do MPAM a cada quatro meses “para internalizar, definitivamente, todas essas normativas de melhor gestão dos recursos financeiros”.
“Essa dinâmica é a melhor possível, é uma excelente dinâmica pedagógica. O assunto é difícil, falar em prejuízo, em danos financeiros, então, ter uma leveza na apresentação dos dados e das informações, talvez seja o ponto de inflexão, talvez seja o diferencial para um palestrante. Estabelecemos uma relação muito produtiva com o André Torbey”, avaliou o Promotor de Justiça João Gaspar, chefe do Ceaf.
Cerca de 60 servidores e estagiários de diversas áreas, além do Promotor de Justiça João Gaspar, participaram do evento com aparente interesse. Além de fazer perguntas e observações, os participantes escanearam um QR Code fornecido pelo palestrante, para cadastro em um site de orientações sobre investimentos.
“Acho que a educação financeira é muito importante na vida de qualquer pessoa, inclusive ela deveria ser tratada desde a educação básica. Todo o planejamento de sua vida material é baseada na educação financeira. É muito importante que se saiba ter controle econômico sobre o dia a dia”, opinou a Diretora-Geral do MPAM, Ivanete Nascimento.