Convidado pelo próprio presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para integrar a equipe de transição de seu governo, o senador Omar Aziz (PSD) sugeriu o nome do deputado federal Marcelo Ramos (PSD) para também fazer parte do grupo. O resultado é que agora a equipe de transição do presidente eleito conta com dois parlamentares do Amazonas. Omar foi designado para o grupo que trata da segurança pública. Já Marcelo integrará a equipe que vai tratar da indústria e comércio, o que acaba se constituindo em uma oportunidade de defesa e fortalecimento da Zona Franca de Manaus.
VITRINE NACIONAL
O convite para integrar a equipe de transição de Lula, aliás, já rende visibilidade nacional a Omar Aziz. O senador protagonizou reportagem na homepage do UOL, nesta quarta-feira (9), intitulada “Omar Aziz diz que Lula está ‘zero’ preocupado com relatório de militares sobre urnas”. Aziz já experimentou essa notoriedade nacional quando presidiu a CPI da Covid no Senado. Agora, ao que tudo indica, vai voltar a ficar sob os holofotes da mídia brasileira.
OAB APROVA URNAS
Falando em urnas eletrônicas, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidida pelo amazonense Beto Simonetti, entregou no início da noite desta terça-feira (8), ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, um ofício concernente ao relatório final da entidade sobre as eleições deste ano. O documento reforça a confiança da OAB nas urnas eletrônicas e informa que o relatório reporta que a Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB não encontrou nenhuma suspeita de irregularidade na votação.
DEFESA DESTOA
O tão esperado relatório do Ministério da Defesa sobre as eleições foi apresentado no final da tarde desta quarta-feira. Como esperado, o relatório destoa dos apresentados pela OAB, Tribunal de Contas da União (TCU) e Organização dos Estados Americanos (OEA), que são assertivos ao afirmar que não houve fraude no pleito. Também como esperado, o relatório da Defesa não apresenta nenhuma evidência de fraude, mas é inconclusivo e foca na especulação da possibilidade de eventual código maliciosa nas urnas. Tudo como previsto.
CIDADE NA UNALE
Praticamente reeleito por aclamação, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou nesta quarta-feira (9), da solenidade de abertura da 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que ocorre em Recife (PE). A Aleam participa nesta edição do Congresso da Unale com dois projetos entre os finalistas: “Ação Empreendedora no Amazonas” e “Educando pela Cultura”. Os projetos estão classificados, respectivamente, nas categorias Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.
MEDALHA DE OURO
A Câmara Municipal de Manaus (CMM), por meio de propositura do vereador Luís Mitoso (PTB), concedeu, na tarde desta quarta-feira (9), a medalha de Ouro da Cidade de Manaus ao conselheiro Mario de Mello, coordenador da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A outorga da honraria se deu em sessão solene realizada no plenário da CMM.
INCENTIVOS FISCAIS
O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) decidiu prorrogar as inscrições para o treinamento presencial sobre as atualizações na Lei 5.750, de 2021, e repercussão na Legislação Regulamentar, que vai acontecer do dia 29 de novembro até o dia 02 de dezembro, das 14h às 17h. Com uma carga horária de 12 horas/aula, o curso será ministrado pelo auditor fiscal Willian Barros Cunha. O curso é voltado para contadores, operadores do direito e consultores econômicos que lidam com projeto técnico econômico para o pleito de incentivos fiscais.
BOM PARA TRABALHAR
O Grupo Sabin, um dos maiores players do país no setor de medicina diagnóstica, figura pela sétima vez na lista das melhores empresas para trabalhar da região Norte. A pesquisa, que está em sua 7ª edição, valoriza empresas com boas práticas em gestão de pessoas. Neste ano, participaram do GPTW Norte 32 empresas, representando 11.398 colaboradores que responderam à pesquisa. O Sabin ficou em segundo lugar e venceu na categoria médias empresas.
UFAM EM CURITIBA
Sete alunos e dois professores estão representando o Instituto de Computação (ICOMP/UFAM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) que acontece nos dias 7, 8, 9 e 10 em Curitiba. O fórum brasileiro é dedicado exclusivamente à Qualidade de Software e acontece na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Ao todo, sete trabalhos serão apresentados pelos acadêmicos do Amazonas.