Manifestação no Alvorada contra novos medidores de energia é aperitivo

Conforme informado pelo REBOJO na edição do dia 26 de maio, intitulada “Lideranças comunitárias se unem contra a Amazonas Energia” (leia aqui https://bit.ly/3xonXbl ), há uma movimentação popular em curso nos bairros de Manaus contra a instalação dos novos medidores de energia. A manifestação realizada na manhã desta segunda-feira (6), no bairro do Alvorada, quando moradores foram às ruas para impedir que funcionários prosseguissem com a instalação dos novos equipamentos, foi apenas um aperitivo do levante popular que está sendo preparado contra a empresa.

FAIXAS E CAMISAS TEMÁTICAS

No caso da manifestação do Alvorada, a reunião de moradores foi planejada quase de supetão, quando foi constatado que a concessionária estava instalando os novos medidores em residências do bairro. Não é o caso, entretanto, da grande manifestação que está sendo preparada por lideranças comunitárias de diversas zonas de Manaus. O movimento, batizado pelos idealizadores de “Povo unido pela energia”, está sendo planejado há quase um mês e conta com faixas, banners, cartilhas, panfletos e camisas temáticas distribuídas aos manifestantes. Veja modelo da camisa:

ABAIXO ASSINADO

O “Povo unido pela energia” pretende se manifestar em frente à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para cobrar dos parlamentares que participaram da CPI da Amazonas Energia soluções práticas para o que classificam como desmandos da concessionária de energia. Será apresentado também e um abaixo-assinado que está sendo colhidos em bairros das diversas zonas da cidade.

 

SEM POLÍTICO

Como também já informado pelo REBOJO, o movimento tem se recusado a receber apoio de políticos para não ser acusado de ter motivações eleitorais. A grande manifestação está sendo planejada por meio de reuniões das diversas lideranças em vários bairros da cidade. A ideia do protesto surgiu após o juiz Manuel Amaro de Lima revogar, no dia 19 de maio, a decisão da justiça que proibia a concessionária de energia de instalar o novo modelo de medidores de energia.

SEM LIBERDADE

Com a decisão do magistrado em favor da concessionária, a empresa ficou livre para continuar instalando legalmente os novos medidores. Os comunitários pretendem coibir essa pretensa “liberdade”, a exemplo do que fizeram os moradores do Alvorada na manhã desta segunda-feira. Além da grande manifestação, outras menores nos moldes da que aconteceu no Alvorada devem ocorrer onde a empresa prosseguir com a instalação dos equipamentos de medição.

ENCONTRO DE CORTES ELEITORAIS

O desembargador Jorge Lins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) participou, nesta segunda-feira (6) de uma reunião, em Brasília, entre os presidentes do Tribunais Regionais Eleitorais e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin. A principal pauta do encontro foi o papel das cortes regionais na garantia de eleições tranquilas este ano, a despeito dos ataques e ameaças do governo federal à serenidade e lisura do processo.

MP PELA VACINAÇÃO

O Ministério Público do Amazonas decidiu incentivar o cumprimento do cronograma de vacinação proposto no Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Para isso, lança, nesta terça-feira (7), a campanha de estímulo à vacinação infantojuvenil “Juntos Pela Vida”. A campanha pretende incentivar a vacinação por meio do Selo de certificação Juntos Pela Vida, concedido pelo órgão ministerial às escolas públicas e privadas que tenham atingido 80% ou mais de alunos vacinados.