A Manaus Previdência, integrante da administração indireta da Prefeitura de Manaus, comprometida em manter o alto nível de excelência nos serviços ofertados, capacitou mais uma turma de 25 servidores, incluindo a diretoria da autarquia, com o curso de Leitura e Interpretação da Norma Brasileira ISO 9001:2015 para o cumprimento dos requisitos da Organização Internacional para a Padronização, certificação mantida pelo órgão desde 2016.
O curso com 16 horas de conteúdo encerrou nesta sexta-feira, 3/5, na sede da Manaus Previdência, no bairro Chapada, zona Centro-Sul, e foi dividido em quatro tardes de estudo, com objetivo de orientar e capacitar os participantes que são membros do Comitê Multiplicador da Qualidade (CMQ) da autarquia, na interpretação adequada da terminologia e dos requisitos normativos da ISO 9001:2015. A qualificação também possibilita o desenvolvimento de habilidades para avaliação dos requisitos e sua aplicação no órgão.
“A leitura e a interpretação da norma ISO 9001:2015 são imprescindíveis para a formação dos servidores que atuarão como auditores internos da Manaus Previdência em 2024. A ação faz parte dos requisitos obrigatórios para a manutenção da certificação que a autarquia mantém desde 2016, sem interrupção”, enfatiza a diretora-presidente da Manausprev, Daniela Benayon.
Com a conclusão do curso, os membros do CMQ estão aptos a participar da segunda etapa do processo, que é o de formação de auditores internos. A qualificação será realizada ainda neste mês.
“Manter um sistema de gestão de qualidade ISO 9001 assegura maior qualidade na entrega de serviços, melhorando sempre a eficiência operacional e também a satisfação dos clientes, neste caso, o público-alvo da Manausprev. O curso de leitura e interpretação, faz parte dos requisitos de formação que possibilita uma qualidade de auditores mais eficientes”, explica a engenheira de Segurança do Trabalho e auditora líder SGI, Joice Nogueira Paiva, que ministrou o curso.
Certificação ISO 9001:2015
Em novembro de 2023, a Manaus Previdência passou pelo processo de auditoria externa realizada pelo Instituto Totum, que recomendou a manutenção da certificação NBR ISO 9001:2015. Essa recomendação atesta o nível de excelência da gestão da qualidade que a autarquia mantém, comprovando que seu Sistema de Gestão da Qualidade permanece implementado, cumprindo os requisitos legais e regulatórios aplicáveis, aumentando desta forma, a satisfação do público-alvo.
Pró-Gestão RPPS
Desde 2020, a Manaus Previdência se mantém no nível IV, o mais alto padrão de certificação de gestão de RPPS. Pelo quinto ano consecutivo, a Manaus Previdência passou por auditoria para verificar o cumprimento dos requisitos do Pró-Gestão RPPS. Durante três dias, de 25 a 27 de setembro do ano passado, todos os setores da autarquia e áreas específicas do município de Manaus foram auditados pela empresa certificadora Totum.
Em 2019, a Manausprev conquistou a certificação Pró-Gestão, nível III – Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Essa certificação tem por objetivo incentivar os RPPS a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.
Fonte: Manaus Previdência
Fotos: Divulgação/ Manaus Previdência