Serviços de mutirão e capinação avançam pelos bairros de Manaus

Mais de 15 pontos da cidade recebem, nesta semana, equipes de limpeza da Prefeitura de Manaus com os serviços de capinação, jardinagem e mutirão da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Ao todo, aproximadamente 400 trabalhadores estão envolvidos nessas ações.

 

“É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto que aproveitemos cada dia de sol para avançar com os serviços e deixar a cidade ainda mais bonita para receber as festas do final de ano. Os mutirões não param e os serviços complementares de capinação, jardinagem e varrição, ajudam a manter a cidade limpa”, disse o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

 

Entre os bairros na programação estão Nossa Senhora das Graças (zona Centro-Sul), Santa Etelvina (zona Norte), Cidade Nova (zona Norte), Dom Pedro (zona Centro-Oeste), Japiim (zona Sul), Betânia (zona Sul), Distrito Industrial (zona Sul), Centro (zona Sul) e Alvorada (zona Centro-Oeste).

 

Após finalizar os trabalhos no Viver Melhor 3 (zona Norte), o mutirão de limpeza avança pelo conjunto Ozias Monteiro, na Cidade Nova (zona Norte), com 40 trabalhadores. Este ano, de janeiro a outubro, a Semulsp já realizou mais de 580 ações deste serviço, retirando 120.549 toneladas de resíduos de mais de 150 localidades, entre bairros, comunidades, conjuntos residenciais e loteamentos. A média de retirada de lixo deste serviço é de 440 toneladas diárias.

 

Os mutirões já executados em 2019, até agora, cobriram uma área de 154 km2 e uma extensão linear executada de 2.051 quilômetros, sendo as densidades de coleta por extensão e coleta iguais a 59 toneladas por km e 782 toneladas por km2.

 

Outras regiões recebem ações pontuais de capinação, como as grandes avenidas (avenida das Torres, Constantino Nery, Grande Circular, Torquato Tapajós, 7 de Maio, Bartholomeu Bueno, Álvaro Maia, São Jorge, Frederico Baird, avenida dos Oitis, Eduardo Ribeiro e alameda Cosme Ferreira, mobilizam mais de 250 servidores, com serviços noturnos incluídos.