Professores da rede municipal de ensino participam do 1º Workshop de Artes

A 1ª edição do Workshop de Arte com o tema “Cultura Digital – Mapas Mentais para os Professores de Arte do Ensino Fundamental II” foi realizada nesta quarta-feira, 16/10, pela Prefeitura de Manaus. O evento aconteceu no campus centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas do Amazonas (Ifam) – instituição parceira do projeto -, localizado no Centro.

 

O objetivo da ação é apontar algumas ferramentas tecnológicas que facilitam o trabalho do professor de Arte no desenvolvimento da Competência nº 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define “o quê” e “para quê” o estudante deve desenvolver a competência. Para isso, foram trabalhadas ferramentas tecnológicas que podem ser instaladas no celular, tablet ou laptop de forma gratuita, tanto na plataforma Android, como IOS. Os participantes levaram um desses aparelhos para o evento.

Os professores da Semed trabalham desde 2017 com elementos da BNCC. Para a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Vera Lúcia Lima, os trabalhos são de extrema importância, para que os professores se aprofundem no documento da base e conheçam as competências.

 

“Vamos sair do foco do conteúdo, mas na aprendizagem do aluno, como que desenvolvemos essas habilidades, linkadas a diversos conteúdos. Todo esforço da secretaria é para que professores conheçam a BNCC e se apropriem porque ela foca na aprendizagem do aluno, não apenas no conhecimento por si só”, completou.

 

Para realizar o workshop, a Semed realizou a parceria com o Ifam, que apresentou, por intermédio da professora Viviane Gomes da Silva, diversas ferramentas, como conta a assessora da DEF, Neice de Sena Pereira.

 

“Fizemos uma parceria com o Ifam e estamos recebendo esse encontro, convidando todos os professores da rede. Nosso objetivo aqui é subsidiar o professor com conhecimentos e ferramentas pedagógicas, que venham facilitar seu fazer na sala de aula”, pontuou.

 

Essa parceria, de acordo com o diretor interino de Ensino do Ifam, Waldomiro dos Santos Silva, é um reforço para as duas instituições, uma vez que os alunos que agora estudam em escolas da rede municipal são futuro público do instituto, que atende a estudantes do ensino médio, técnico e superior.

 

“Todo e qualquer enriquecimento na base da educação é benéfico porque nós que vamos atender posteriormente esse público. Qualquer atividade que você realiza para melhorar essa base é importante porque eles vão passar para frente esse conhecimento para outros professores e alunos”, pontuou.

 

A participante do workshop Elizângela Oliveira Neves, professora na escola municipal Arthur Engrácio, considera que essas iniciativas são importantes por apresentarem alternativas para o desenvolvimento do ensino.

 

“Eu soube do curso pelo grupo da escola. Sempre é bom disponibilizar esses encontros com pessoas que se especializaram, porque elas podem trazer inovações e ideias novas, que podem ser implementadas dentro da sala de aula”, finalizou.