‘Prefeitura + Presente’ realizou mais de 3,7 mil atendimentos na zona Oeste

A 15ª edição de 2019 do Prefeitura + Presente aconteceu na escola municipal Manoel Francisco Garcia Marques, na comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Oeste de Manaus na manhã deste sábado, 24/8. Ao todo, foram 3.740 atendimentos dos mais de 35 serviços ofertados pela Prefeitura de Manaus.

 

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), reuniu 20 órgãos municipais e parceiros, que atenderam demandas como agendamento de cadastro para emprego e seguro-desemprego, serviços médicos, agendamento para a emissão da 1ª da carteira de identidade, entre outros. “A gente precisa estar próximo ao cidadão para facilitar a resolução de suas demandas. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é fazer com que as pessoas sintam a prefeitura no bairro e, por isso, além desses atendimentos, a prefeitura reforma a escola onde acontece a edição e requalifica as ruas do bairro”, enfatizou o secretário da Semdec, Rodrigo Guedes.

 

A ação ainda contou com atividades esportivas, doações de mudas de plantas ornamentais e frutíferas, agendamento e recadastro do Bolsa Família. Para a professora Marlene Nascimento, 52, a ação é uma forma de valorizar a comunidade. “É uma ação muito importante, ver nossa comunidade sendo atendida, os pais dos alunos. É uma valorização para uma comunidade tão distante do Centro. Até eu aproveitei para fazer uma avaliação na minha saúde”, disse.

 

Levando agentes do Distrito de Saúde (Disa) Sul, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou da ação realizando 126 consultas médicas, 83 dispensações de medicamentos, 135 afeições de pressão e 146 testes rápidos de ISTs/Aids. Também foram feitas 25 coletas de material para exame preventivo, além da distribuição de 220 kits e informativos voltados para a saúde bucal.

 

Conscientização

 

O recado de combate às queimadas, que vem sendo foco principal do trabalho da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deu o tom de responsabilidade ambiental na 15ª edição do projeto Prefeitura + Presente. Foi distribuído material informativo para orientar os moradores da área sobre os riscos da queima de resíduos nos quintais.

 

O órgão também levou exposição de reaproveitamento de resíduos e a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais. Durante o verão amazónico, a Prefeitura de Manaus intensifica as ações de conscientização com a finalidade de atender denúncias de focos, em sua maioria, residenciais.

 

Como parte do trabalho de educação ambiental, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), esteve presente com os Garis da Alegria que animaram o dia com músicas sobre o descarte correto dos lixos e a preservação dos igarapés. Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) garantiu uma ludoteca exclusiva para as crianças brincarem e desde novos receberem orientações sobre um trânsito mais seguro.