Prefeitura + Presente oferece mais de 1.300 atendimentos no bairro Redenção

Mais de 1.370 atendimentos foram realizados na manhã deste sábado, 9/11, na 20ª edição da Prefeitura + Presente. A ação ocorreu na escola municipal Rodolfo Valle, bairro Redenção, na zona Oeste da capital amazonense. Boa parte dos atendimentos foi voltada para as consultas médicas em oftalmologia, pediatria e clínica geral, além dos testes rápidos de sorologia e vacinação. Os serviços foram oferecidos gratuitamente à população que também contou com uma manhã animada voltada para práticas desportivas como jogos interativos e tênis de mesa.

 

A ação é uma realização da Prefeitura de Manaus coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), em conjunto com outras secretarias, órgãos e parceiros da iniciativa privada. Os participantes também contaram com serviços de corte de cabelo, orientação alimentar e maquiagem.  A ação também contou com a emissão de 45 carteiras de trabalho e 11 cadastros para emprego.

 

“Esta atividade tem como objetivo levar até o cidadão os serviços que precisam. É uma forma de estar mais perto, pois sabemos que muitos trabalham durante a semana ou que enfrentam uma série de dificuldades e que não podem ir até os órgãos. É uma maneira de oferecer mais qualidade e rapidez nas demandas”, afirma o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes.

 

Para a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, a ação itinerante Prefeitura + Presente, define a atua gestão, que busca atuar, servindo a população. “Esse é um programa que define bem a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, colocando a prefeitura onde ela deve estar, no meio da população, servindo as comunidades, e a gente percebe que a população vive o programa”, salientou.

 

Uma das pessoas atendidas na ação foi a dona de casa Eucemir Rocha, de 48 anos, e sua filha. Ambas são naturais do município de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus) e se mudaram recentemente para a capital. Segundo ela, a ação ajudou a realizar uma série de demandas pendentes, inclusive documentação. “Fui muito bem atendida em todos os serviços que procurei, inclusive recebi a orientação necessária para os outros pedidos. Fico feliz em saber que a prefeitura oferece esta ação, pois facilita a nossa vida”, declarou dona Eucemir.

 

 

Balanço

 

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram 116 consultas médicas, sendo 39 com pediatras, e outras 77, com clinico geral; 66 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foram emitidos, 27 doses de vacinas foram aplicadas.. Foram feitas, ainda, 70 aferições de pressão arterial e 30 de glicemia. Na ação,  foram entregues 1.172 preservativos  masculinos e realizados 120 testes rápidos de infeções sexualmente transmissíveis.

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fez a distribuição de 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais, além de material informativo sobre as campanhas de educação ambiental, com destaque para o combate às queimadas e ao caramujo africano. A exposição sobre reaproveitamento de resíduos e as cartilhas sobre os malefícios das queimadas fizeram a alegria do público infantil.

 

A Fundação Doutor Thomas (FDT) também participou da ação, orientando a população sobre os programas da instituição e atendimentos aos idosos no município. Demandas na área social, direitos e atividades da rede de atendimento foram algumas informações solicitadas à equipe da FDT, bem como sobre cadeira de rodas, fraldas geriátricas, alimentação enteral, entre outras.

 

Mais presença

 

A Prefeitura + Presente ocorre regularmente a cada 15 dias, sempre aos sábados, levando diversos atendimentos em cidadania, saúde, esporte, beleza e lazer a todas as zonas da cidade. A ação tem como objetivo reunir os principais órgãos municipais oferecendo atendimento mais eficaz para as áreas mais necessitadas, além de reunir a comunidade local. A próxima edição ocorre no dia 23 de novembro, na zona Norte da capital.