Prefeitura implanta mais duas faixas de pedestres com iluminação a LED

Mais duas faixas de pedestres com iluminação a LED foram implantadas pela Prefeitura de Manaus em trechos de grande circulação de veículos e pedestres. As unidades foram instaladas na avenida Rodrigo Otávio, próximo ao Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), e outra na avenida Tefé com Rodrigo Otávio, próxima ao posto Shell. No total, já foram instaladas 41 faixas iluminadas na cidade.

 

A implantação é feita por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). As instalações seguem cronogramas estabelecidos entre a equipe técnica da Unidade Gestora de Projetos de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), unidade vinculada à Semppe e o IMMU.

 

As vias com faixas de pedestres iluminadas a LED também recebem a revitalização da sinalização de trânsito implantada pelo IMMU, com sinalização horizontal e vertical, com o objetivo de oferecer segurança para o pedestre e condutor que utilizam essas vias.

 

“O projeto de implantação de faixas com iluminação a LED foi inovador para a cidade, com resultados significantes para aumentar a segurança de pedestres, seguindo orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto em viabilizar projetos que possam gerar mais qualidade de vida para as pessoas e as faixas iluminadas têm garantido mais segurança para os pedestres nessas áreas”, frisou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

 

Já foram contempladas as avenidas Desembargador João Machado, próximo ao restaurante La Parilla; Mário Ypiranga, na rotatória do Eldorado; Autaz Mirim, em frente ao Rapidão Cometa; Getúlio Vargas, esquina com Ramos Ferreira e 10 de Julho; Ramos Ferreira, em frente ao Instituto de Educação do Amazonas (IEA); Djalma Batista, em frente ao Plaza Shopping; Coronel Teixeira, em frente à Igreja da Restauração, entre outras áreas da cidade.

 

“Seguindo a orientação do prefeito Arthur estamos sempre buscando mais segurança no trânsito. A parceria com a Semppe é uma das mais exitosas para conquistar a redução de acidentes nas vias da cidade. Graças à ampliação das faixas iluminadas podemos destacar a redução de até 100% nos casos de atropelamento em áreas que, antes, apontavam essas ocorrências. Além de proporcionar mais iluminação nas vias, os condutores podem ver os pedestres e reduzir as chances de acidentes”, informou o vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) Gestão de Trânsito, Franklin Pinto.

 

O aposentado Azamor Barros, 69, mora em frente a uma faixa iluminada recém-implantada no Japiim e avaliou a iniciativa como um presente, para ele que está completando idade neste sábado e para a comunidade que utiliza bastante a faixa no local e que, agora com a iluminação, terá mais segurança na travessia. “Esse é um projeto que vai beneficiar bastante a gente, principalmente nessa área que tem um tráfego de pessoas muito grande e, de vez em quando, tinha acidente. Isso é bom porque vai se tornar útil para a população”, disse.

 

Aplicativo e 0800

 

Para solicitar serviços de iluminação, os usuários podem acessar o aplicativo “Manaus+Luz”, disponível gratuitamente nas lojas de apps, em que é necessário realizar um cadastro inicial com nome, número do CPF e e-mail.

 

O registro da solicitação para serviço de iluminação, que pode ser lâmpada apagada, lâmpada acesa durante o dia e lâmpada oscilando, será executado com base na localização do problema. Os protocolos abertos pelos usuários podem ser acompanhados pelo aplicativo e cada solicitação tem um prazo de até 48 horas para ser executada.

 

Também está disponível o 0800 201 0001, em funcionamento 24 horas, para solicitações sobre iluminação pública.