Prefeitura encerra programação voltada para valorização de estagiários com evento cultural

Mais de 2,3 mil estagiários da Prefeitura de Manaus participaram nesta quinta-feira, 12/9, do encerramento da Semana de Valorização do Estagiário, no auditório Nina Lins, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul da cidade. A solenidade de encerramento foi comandada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Bisneto, representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; a secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, e o secretário de Administração, Lucas Bandiera.

“É uma etapa de vida e a gente tem que dar oportunidade às pessoas, porque sem essa oportunidade, muitas vezes, não há a conclusão de um curso e também não há a chance de aprender. Eu parabenizo o secretário Lucas e todos os envolvidos no processo e, principalmente os estagiários, que estão sendo o motivo principal dessa celebração”, afirmou Arthur Bisneto.

“É muito importante a visão da Prefeitura de Manaus, do prefeito Arthur Neto, em fazer com que os nossos estagiários se sintam como parte integral da administração. Isso faz a diferença”, afirmou Conceição Sampaio, que apontou que a prática do estágio abre oportunidade no mercado de trabalho, abre a possibilidade de interação com os profissionais da área e dá ao estagiário a chance de perceber se está no caminho certo da escolha de sua profissão.

Realizada anualmente, a semana é coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), que coordena o “Programa Municipal de Estágio Remunerado”, em parceria com as secretarias municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult).

“Essa é a nona edição e na gestão do prefeito Arthur ela foi melhorada, foram implementadas várias inovações, como a olimpíada, e hoje a gente tem o encerramento com o evento cultural, premiações e o lançamento do ‘Manual do Estagiário’”, reforçou Lucas Bandiera.

O auditório Nina Lins ficou lotado com a presença maciça dos estagiários da Prefeitura de Manaus que, além de aproveitar o momento cultural proporcionado na festa de encerramento, destacaram as ações de valorização realizadas e o valor do estágio em suas futuras carreiras profissionais.

“O estágio é maravilhoso. Eu faço curso de gestão em RH e estou exercendo o estágio na minha função. Isso me ajuda bastante, tanto no curso como na minha vida profissional”, sintetizou Lucas Melo, escolhido como estagiário TOP pelos colegas da Semtepi.

Durante o evento, foi apresentado o “Manual do Estagiário da Prefeitura de Manaus”, uma ferramenta que visa orientar os estudantes quanto à legislação, normas, procedimentos, direitos e deveres do estágio curricular, além de conter informações essenciais para o desenvolvimento das atividades de estágio no âmbito municipal. O manual ficará disponível no portal da prefeitura, no endereço http://manaus.am.gov.br.