Prefeitura elabora Agenda de Projetos para angariar recursos federais

Com a proposta de captar recursos do orçamento geral da União, mantendo a saúde financeira e melhorando os serviços prestados pelo município, a Prefeitura de Manaus preparou a “Agenda de Projetos 2020”, que será entregue a deputados federais e senadores para que, por meio de emendas parlamentares, apoiem projetos selecionados por uma equipe técnica, catalogados com todas as informações necessárias. O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, nesta segunda-feira, 14/10, à noite, durante reunião com os secretários municipais.

 

“É uma inovação no campo das cidades que se preparam para trazer dinheiro para elas mesmas, para benefícios dos seus habitantes. Essa agenda nós vamos entregar para os parlamentares que querem ajudar Manaus com emendas de bancadas ou emendas individuais. Eles podem escolher entre as diversas opções que nós temos, com tudo organizado, com todas as informações e valores”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

 

Ao buscar apoio de projetos no cenário federal, a saúde financeira de Manaus não é prejudicada, fazendo com que a prefeitura tenha ainda mais recursos para investir em áreas prioritárias, como destacou o titular da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Lourival Praia.

 

“Esse projeto busca manter a saúde financeira do município, desonerando os recursos do tesouro, e também melhorando o serviço prestado pela cidade de Manaus, pois o prefeito Arthur Neto orientou uma prioridade na captação dos recursos para as áreas de saúde, educação e obras”, ressaltou o secretário.

 

Além da “Agenda de Projetos 2020”, o prefeito Arthur Neto apresentou o Programa de Modernização da Administração Tributária e de Gestão dos Setores Socais Básicos (PMAT). Manaus já foi premiada nacionalmente pela modernização de gestão pública.

 

“O PMAT visa a modernização do sistema tributário de Manaus, já implantamos o maior Data Center do Norte do país, a gente pensa muito no futuro. Temos muito para investir, entre este ano e o outro temos R$ 100 milhões em caixa para ser executado. Esse programa tem como objetivo financiar ações de modernização da administração tributária, de forma a possibilitar aumento do nível de eficiência fiscal, propiciando maior autonomia do município”, destacou o prefeito.

 

Com a orientação de iniciar os projetos do PMAT, a Prefeitura de Manaus deve alavancar sua arrecadação no período de 2020. “Nós temos recursos para aplicar na modernização da administração fiscal e na tecnologia da informação. Esses recursos são da operação de crédito e de convênios que ainda vamos licitar. Além de todos os investimentos que já fazemos, ainda temos mais recursos para licitar e pedimos autorização do prefeito para iniciar essas licitações, o que foi autorizado. Isso vai desonerar o Tesouro municipal, além de alavancar a arrecadação do município de Manaus, a partir do exercício de 2020”, conclui Lourival.

 

O prefeito destacou ainda que o recurso para a modernização tributária é um valor que já está em caixa e que o projeto deve ser finalizado até o final de 2020. Já as emendas da “Agenda de Projetos 2020” serão cumpridas após seu período à frente da gestão municipal.

 

“Como nós temos preocupação com o futuro, estou dando tratamento igual, tanto ao que nós temos em mãos e que faz bem a Manaus quanto àquilo que nós imaginamos que quem nos suceda use do melhor modo para fazer bem aos habitantes de Manaus do mesmo jeito. Essa é a nossa exposição pública e esse é o nosso compromisso, que reafirmamos a cada momento, com mais força com a cidade de Manaus e com seu povo”, finalizou o prefeito.