Prefeitura divulga políticas públicas de educação ambiental durante Simpósio Internacional do TCE

A Prefeitura de Manaus realizou centenas de atendimentos, tendo como foco as políticas públicas de educação ambiental realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ao longo dos três dias de duração do 2º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), encerrou-se neste sábado, 19/10.

 

O estande da Semmas foi um dos mais requisitados por disponibilizar 2,1 mil peças gráficas relativas às campanhas educativas nas diversas áreas de atuação da gestão ambiental do município. O simpósio, que teve a abertura na quinta-feira, 17/10, com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto, contou com mais de 1,8 mil inscritos.

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, agradeceu a oportunidade de participação e destacou a importância do evento na difusão de informação ambiental. “Foi muito gratificante ver o interesse  das pessoas pelo conteúdo das nossas campanhas e saber que estamos incentivando e contribuindo para a formação de multiplicadores de novas iniciativas”, afirmou o secretário Antonio Nelson.

 

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo,  explicou que a disseminação de informação é a principal estratégia de realização das campanhas educativas de sensibilização do órgão. “Temos o cuidado de sensibilizar informando, daí a importância de termos sempre conteúdo informativo em diferentes formatos para repassar à população”, disse ele,  referindo-se aos cartazes, ventarolas, panfletos e cartilhas sobre temas como queimadas, caramujo africano, arborização urbana, poluição sonora e reaproveitamento de resíduos, disponibilizados.

 

Além de material informativo, a Semmas levou para o simpósio uma amostra do resultado das oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos,  realizadas pela secretaria. “As oficinas são um dos carros-chefes da estratégia de educação ambiental da Semmas voltada para a comunidade e o resultado são peças de mobiliário e decoração que chamam a atenção pela beleza e funcionalidade, ainda mais quando feitas a partir de material que poderia ir para o lixo”, destacou, lembrando que as oficinas são oferecidas mensalmente no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping, no bairro São José, zona Leste.

 

Janilce Lemos, 47, estudante do 10º período do curso de engenharia ambiental e energias renováveis, participou do simpósio e visitou o estande da Semmas. “Eventos como esse são fundamentais para disseminar uma conscientização ambiental. O trabalho da Semmas é um exemplo de que todos nós podemos contribuir para um mundo melhor e mais equilibrado”, ressaltou.