Prefeitura de Manaus realiza seminário com conselhos escolares rurais

Aproximadamente 200 participantes dos Conselhos Escolares das escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, da Prefeitura de Manaus, se reuniram nesta terça-feira, 16/7, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul, para o Seminário Distrital dos Conselhos Escolares, que teve como objetivo discutir questões pertinentes a atuação e melhoria destes conselhos nas comunidades onde as escolas estão presentes.

 

A ação é uma iniciativa da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da coordenação de conselhos escolares. Segundo o assessor Luiz Carlos Albuquerque, esta é a sexta divisão que participa do seminário, que reúne presidente, tesoureiro e presidente da comissão fiscal de cada conselho e discute quatro temas fundamentais.

 

“O encontro é para discutirmos temas que podem ser trabalhados pelo conselho escolar como cidadania, aproveitamento significativo do tempo pedagógico, direitos humanos e desenvolvimento da igualdade social. Além de como o Conselho Escolar pode trabalhar com sua comunidade essas questões”, comentou Albuquerque.

 

Os conselhos são órgãos colegiados que debatem, acompanham e deliberam sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. São formados por representantes da comunidade escolar e local. Podem participar representantes de pais, alunos, professores, demais funcionários da escola, membros da comunidade local e o diretor da unidade escolar.

 

Por conta da presença de diversos comunitários de escolas rurais e ribeirinhas, o deslocamento é mais complicado. No entanto, o gerente administrativo da DDZ, Mário Nunes, apontou que a participação de todos é vital. “É um pouco difícil trazer todos esses membros, mas a gente faz esforço porque entendemos a importância desse momento e dessas discussões, que vão refletir mais na frente com um conselho escolar atuante”, pontuou.

 

Para o gestor da escola municipal Manoel Adriano, Raimundo Fernandes, que participa há dois anos destes encontros, a atividade permite um intercâmbio importante entre as unidades de ensino e os conselhos escolares. “Contribui muito esse intercâmbio entre o conselho e a Semed, contribui como estímulo, traz novos conhecimentos e nos fortalece por ajudar a ser mais atuantes dentro da comunidade. Esta é um tipo de atividade que deve ser contínuo”.

 

A próxima DDZ a participar do Seminário será a Oeste, no dia 23/7. O encontro acontecerá na escola municipal Desembargador Cândido Honório, no bairro Alvorada, na zona Oeste.