Prefeitura de Manaus mobiliza órgãos para mais uma ‘Operação Paz e Sossego’

A Prefeitura de Manaus deflagrou na noite desta sexta-feira, 31/5, mais uma Operação Paz e Sossego, com a fiscalização de seis bares nas zonas Oeste, Centro-Sul e Centro. Além de fiscalizar a poluição sonora e o descumprimento de interdições, a operação inspecionou as condições de armazenamento e prazo de validade dos alimentos, assim como a presença de mesas e cadeiras obstruindo o passeio público.

 

A operação percorreu os bairros Compensa, Nossa Senhora das Graças e Adrianópolis, coordenada, em âmbito municipal, pela Secretaria Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (Seggim), vinculada à Casa Militar de Manaus. A ação foi solicitada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

Em dois bares, localizados no Conjunto Vieiralves, foram feitas apreensões de cadeiras e equipamentos sonoros. Um deles, situado na rua Rio Amapá, estava com licenciamento ambiental vencido. Em outro, na mesma via, a fiscalização sanitária apreendeu grande quantidade de salsichas impróprias para consumo, com validade vencida há quatro meses. O material foi inutilizado. Dos seis bares visitados, quatro receberam autos de interdição para uso de som e de apreensão.

 

Participaram da operação as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Saúde (Semsa), por meio da Visa Manaus, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), Casa Militar, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) e Juizado da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas.

 

A ação contou ainda com a Central Integrada de Fiscalização (CIF), criada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado para fiscalizar bares, casas noturnas e casas de shows em Manaus. A Seggim tem como missão viabilizar ações da Prefeitura de Manaus promovendo articulação entre as secretarias para a integração das atividades.