Prefeitura de Manaus anuncia programação especial da ‘Festa da Criança’

A Prefeitura de Manaus apresentou nesta terça-feira, 8/10, a programação especial para o Dia das Crianças, comemorado no sábado, 12 de outubro. Só nesse dia, o parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, terá 10 horas de atividades para toda a família, mas a partir de hoje já conta com atrações diversas. Além disso, nesta quarta-feira, 9, outros espaços receberão a “Festa da Criança”, promovida pelo Fundo Manaus Solidária em áreas de vulnerabilidade social ou de risco.

 

“No ano passado, foram mais de 50 mil crianças e, este ano, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, fomos buscar mais parceiros e ampliar o leque de atividades oferecidas. Queremos atingir o máximo de crianças possível, porque não podemos furtar isso delas, a infância”, disse o titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, durante a apresentação da programação, realizada no Parque da Criança, zona Sul.  “A criança deve ser amada, respeitada e deve brincar, sim. Correr, pular, conversar e trazer seus familiares para o nosso parque”, completou.

 

Com o tema “Venha viver um mundo de aventuras no parque Cidade da Criança!”, no dia 12, o espaço funcionará de 10h às 20h. Recheada, a programação terá personagens infantis, espaços temáticos e atrações diversificadas. Logo na abertura, às 10h, será realizada uma coreografia com personagens, além de contar com show do Mundo Bita, zumba kids, a palhaça Coração e os espetáculos Brincando no Ateliê e a Branca de Neve. A atração principal será o espetáculo de Dora Aventureira.

 

As atividades serão coordenadas pela Semjel, responsável pela administração do parque da Criança, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Circo da Ciência, Igarapés Limpos, Brincando no Ateliê, Grupo Transformação, entre outros.

 

Investir nas crianças

 

Também presente na solenidade de lançamento da programação, representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, destacou que uma grande festa que está sendo preparada durante toda a semana e no sábado. Ainda segundo a titular da Semasc, política pública da atual gestão municipal valoriza a criança desde a gestação da mãe, passando pela oferta de mais creches, investimentos na rede física de educação e nas novas tecnologias e pedagogias para oferecer um ensino de melhor qualidade, como também as ações voltadas para o esporte e lazer, entre outras.

 

“Hoje Manaus está entre as dez cidades do país com a melhor educação, na avaliação do Ideb. Esses investimentos feitos na gestão do prefeito Arthur são, exatamente, por entender que somente por meio da educação nós vamos conseguir oferecer aos nossos filhos dias bem melhores”, apontou Sampaio.

 

Programação

 

De terça a sexta-feira, de 8 a 11/10, o parque da Criança irá funcionar de 14h às 17h, com espaços temáticos, sessão de fotos com personagens infantis, shows musicais e apresentação teatral. Durante esses quatro dias o parque estará aberto para visitação e excursões a partir de 8h, porém a programação iniciará de fato às 14h.

 

O parque está localizado na avenida André Araújo, com entrada pela rua Castro Alves, no Aleixo, zona Sul, e recebe constantes melhorias em sua estrutura para oferecer maior qualidade na opção de lazer.

 

Há três anos o Fundo Manaus Solidária realiza a “Festa da Criança”, destinada a crianças que vivem em vulnerabilidade social ou em áreas de risco da cidade. Além de levar brincadeiras, atividades culturais e brinquedos, as festas levam educação sobre trânsito, ambiental e de saúde bucal.

 

Neste ano, a programação acontece nos dias 9, 10 e 11/10, e a expectativa é que sejam envolvidas até 2 mil crianças. Cineminha, atividades recreativas, pintura de rosto, teatro e atrações musicais também estão na programação.

 

A Festa da Criança conta com a participação de diversas secretarias da Prefeitura de Manaus, que se mobilizam e fazem a doação dos brinquedos dados às crianças.  Além disso, pela primeira vez, o Fundo Manaus Solidária apoiará a festa da criança realizada pela Defesa Civil, na Casa Militar de Manaus, que terá a participação de crianças que participam de projetos desenvolvidos pela Defesa Civil do Município de Manaus.