Prefeitura certifica mães do projeto ‘Bebê Fiel’ por resultados positivos

Um grupo de 40 mães que participam do projeto de Acompanhamento e Desenvolvimento Infantil ‘Bebê Fiel’, desenvolvido há dois anos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinho, da Prefeitura de Manaus, recebeu certificados por cumprimento da meta de terem, no mínimo, oito consultas no primeiro ano do seu bebê e estarem com os cartões de vacina atualizados. A certificação foi realizada na UBS, localizada na Cidade Nova 2, zona Norte da cidade.

 

No primeiro ano de vida do bebê, o projeto trabalha consultas com médicos, que são alternadas com um enfermeiro. A criança vai à primeira consulta já saindo com a próxima marcada e assim sucessivamente. O acompanhamento se estende até os 5 anos.

 

“O objetivo da certificação é motivar essas mães a continuarem o acompanhamento do desenvolvimento dessas crianças e incentivar outras mães a fazerem o mesmo”, explicou a diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinho, Socorro Oliveira.

 

A operadora de caixa Daniele Leite contou como o projeto tem sido eficiente para seu filho. “Hoje, meu filho está com 7 meses, não falta a uma consulta e as vacinas estão em dia. Faço questão de estar todo mês aqui para acompanhar a saúde dele. Eu e meu esposo pretendemos ficar até quando o bebê estiver maior”, garantiu Daniele.

 

A dona de casa Sandra Mara destacou a vantagem de não precisar marcar as consultas novamente. “Quando eu vim na primeira consulta, não precisava marcar a segunda, porque já estava agendada. Era muito difícil de conseguir marcar consulta antes do projeto. Agora, a médica já marca o retorno para o meu filho”, disse.

 

Atualmente, o projeto tem mais de 500 crianças cadastradas, sendo acompanhadas mensalmente com as quatro pediatras. Antes do projeto, cada criança tinha, em média, três consultas por ano. Com a iniciativa, desde 2019 foi possível melhorar essa meta para seis consultas e agora, para oito consultas por criança.