Prefeitura aprimora ensino de língua inglesa na rede de ensino

Mais de 8 mil estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dos anos iniciais do ensino fundamental, participam do programa “English for kids” para se aprimorar na língua inglesa. O objetivo da Prefeitura de Manaus é oferecer ensino de qualidade, promovendo diversas formações com os professores e estagiários responsáveis por esse trabalho. Nesta sexta-feira, 3/5, 10 professores participaram de um encontro de formação na Livraria MVT, localizada no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul.

 

O encontro, que também contou com as presenças de parceiros da Faculdade de Letras (Flet) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da SM Educação, serviu para apresentar o material didático e a plataforma digital para tratar dos estagiários que trabalharão na rede municipal através desse diálogo com a universidade. A ideia é que 40 estudantes universitários de língua inglesa participem do projeto, apoiando os professores em sala de aula.

 

 

“A formação de hoje foi com a Cristiane Passatempo a partir do livro Learning Together. Esse momento é de conhecimento do material didático, sequência didática para esses professores se aprimorarem em relação à língua inglesa”, apontou a responsável pelo projeto, Kátia Florêncio.

 

Kátia também afirmou que esse programa é um marco na secretaria, porque começou com 800 estudantes atendidos e hoje já são aproximadamente 8 mil, em 30 escolas de todas as zonas da cidade.

 

Para o sucesso do projeto, a Semed foi atrás de parcerias, como a SM Educação. O consultor da SM Murilo Tavares, afirmou que a empresa está pronta para continuar com a parceria, disponibilizando, inclusive a plataforma digital.

 

“Disponibilizamos 40 unidades desse material, um material que é utilizado em escolas privadas do Brasil todo, que é a coleção Learning Together. E a gente está completando um ano com essa parceria. O projeto cresce cada vez mais e estamos tentando contribuir cada vez mais”, pontuou.

 

Com essa plataforma digital, a Educamus, o professor poderá ter acesso aos livros em formato digital, além de apresentar infográficos, aulas interativas e projeções, gerenciar e organizar as aulas.

 

Para o professor David Caldas, que está há quase um mês lecionando no projeto, essa oportunidade de ensinar para crianças o idioma é muito importante. “Eu fiquei muito feliz com a aceitação deles porque eles gostam de falar as palavras, gostam de cantar, perguntam bastante. São atitudes que a gente não encontra muito nos alunos do ensino fundamental nos anos finais, o que é uma grande descoberta e eu fiquei muito feliz com isso”, disse.

 

Estágio


Durante o encontro, outro parceiro presente na formação foi o coordenador de estágio da Flet, Bruce Osborne, que falou sobre a parceria entre as instituições e sobre os projetos de expansão dessa união.

 

“Agora que está implantado precisamos que os nossos alunos façam estágio e o campo ideal é esse que tem professores experientes que tem todo um trabalho nesse nível, que é bastante diferente, no caso, ensino fundamental anos iniciais. Para eles é uma experiência fantástica, inclusive, em um ambiente onde eles vão trabalhar”.