Prefeitura abre Semana da Gestão da Qualidade com projeto-piloto em duas UBSs

A Prefeitura de Manaus deu início, nesta segunda-feira, 11/11, à Semana da Gestão da Qualidade, com a implantação de um projeto-piloto de aperfeiçoamento da qualidade no atendimento em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): a Mansour Bulbol e a Vila da Prata, ambas localizadas na zona Oeste da cidade.

 

A proposta, segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, é adequar as práticas de atendimento nas unidades de saúde municipais aos padrões da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade dedicada ao estímulo da Gestão da Qualidade nos serviços de saúde. Por meio de uma série de requisitos e protocolos de melhoria da segurança das instalações físicas, bem como do aperfeiçoamento da conduta dos servidores, a ONA emite um certificado que é reconhecido mundialmente como atestado de boas práticas de atendimento em saúde.

 

“Acreditamos no trabalho, na dedicação, na competência dos nossos servidores, e achamos que Manaus pode perfeitamente servir de referência para os outros municípios do Brasil, na qualidade do serviço de saúde que é oferecido nelas, conforme orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto”, explica o secretário. A escolha das duas unidades, ainda de acordo com Magaldi, deve-se ao grande fluxo de usuários, o que as torna laboratórios ideais para o desafio da excelência no serviço.

 

Para a diretora da UBS Mansour Bulbol, Aldemarina Pereira, é uma honra participar desse esforço. “Estamos muito entusiasmados com a ideia de implantar novas técnicas de qualidade dentro da nossa unidade. Nesta primeira semana, iremos realizar uma série de palestras explicando os novos conceitos de aperfeiçoamento da qualidade e da segurança que estamos buscando, para, a partir da semana que vem, começarmos a implantação dos protocolos”, conta.

 

Semana Mundial da Qualidade

 

No próximo dia 14, quarta-feira, é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial da Qualidade, que celebra o conceito de Gestão da Qualidade. Um ramo da gestão de organizações que estuda e elabora metas para a melhoria da qualidade nos serviços, a Gestão da Qualidade surgiu como conceito há exatos 100 anos, em 1919. Assim como na Semsa, organizações ao redor do mundo promovem eventos dedicados a esse campo da gestão, que contribui todos os anos para melhorar o atendimento ao público.