Prefeito entrega para análise da Suframa lote 1 das obras do Distrito Industrial

As obras do lote 1 da recuperação viária do Distrito Industrial 1 devem ser iniciadas na próxima semana, com a instalação do canteiro, após análise técnica dos documentos finais da licitação, entregues nesta quarta-feira, 5/6, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto ao superintendente da Suframa, Alfredo Menezes. Esse é o maior e mais complexo lote de obras, que abrange as ruas com maior criticidade no pavimento. O próximo passo é a assinatura do contrato com a empresa Etam, vencedora da licitação.

 

No final do mês de maio, outros dois lotes foram aprovados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), já com os serviços de implantação dos canteiros em andamento, antes de se iniciar a obra propriamente dita.

 

Ao todo, 35 vias do Distrito Industrial 1 receberão novo asfalto, drenagem profunda e superficial, entre outras melhorias. O cronograma segue os critérios técnicos estipulados pela equipe técnica da Suframa e, entre as cláusulas contratuais, está a garantia de cinco anos do trabalho executado pelas empresas contratadas.

 

“O lote um é o maior de todos. É aquele que começa na bola da Suframa, que é tão reclamada pela população. Então, em breve, nós vamos ter os três lotes funcionando a todo vapor. Falta pouco para termos as ruas do Distrito tomadas por máquinas”, explicou o prefeito, durante coletiva de imprensa, na sede da Suframa. “Essa infraestrutura deve ser um atrativo para os novos investidores e para aqueles que já estão instalados aqui e não um motivo de fuga. Eles vão olhar e vão ter vontade de investir”, completou Arthur Neto.

 

De acordo com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, a análise documental será a mais rápida possível para que o contrato seja assinado e as obras sejam iniciadas. “Estamos irmanados nesse objetivo de dar à cidade uma obra que é extremamente importante para o Estado, porque vai nos dar a possiblidade de atrair investidores, principalmente nesse momento em que a nossa economia já está sendo retomada”, afirmou.

 

À tarde, o prefeito voltou à sede da Suframa para uma reunião de avaliação do andamento da obra. “A gente quer trabalhar com meta, como fazemos em todo o trabalho da prefeitura. Quanto antes fizermos isso, melhor para a cidade, para os investimentos, para o Turismo, para tudo”, argumentou.

 

Cronograma

 

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o lote 1 irá contemplar aproximadamente 36 quilômetros de vias, como a bola da Suframa, as avenidas governador Danilo Matos Areosa, Ministro João Gonçalves, Ministro Mário Andreazza e as ruas Rio Quixito, Guaruba, Rio Jaguarão e Itaúba. Os lotes 2 e 3 agregam as vias com nível intermediário e leve de criticidade, como as ruas Buriti, Tambaqui, Matrinxã, Tucumã, Puraquê, Jutaí, Mogno, Ipê, Cupiúba, Oitis, Autaz Mirim, Solimões e adjacentes, além das bolas da Gilette e Samsung.

 

“A partir do momento que a Suframa devolver o documento, acredito que em três dias assinamos o contrato e já estará liberado para instalação do canteiro de obras”, confirmou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar. Somente após essa etapa, é que as máquinas e operários poderão executar os serviços de recuperação viária.

 

Nos dois lotes já iniciados são, aproximadamente, 32 quilômetros de vias que receberão serviços como recapeamento asfáltico, pavimentação rígida, drenagem profunda e superficial. O lote 1 ficará sob a responsabilidade da Etam. A empresa Ardo Construtora e Pavimentação foi a vencedora do segundo lote e o terceiro teve como única participante a Construtora Soma Ltda., declarada a vencedora do certame.