Prefeito assina ‘Pacto de Metas Educacionais’ para Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, se reuniu com educadores para assinar na tarde desta sexta-feira, 12/7, o “Pacto de Metas Educacionais”, que visa elevar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem na rede municipal. O evento aconteceu no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

 

A ação é realizada anualmente pela prefeitura e também visa pactuar o cumprimento das metas assumidas entre a Semed e as escolas, bem como o desenvolvimento de planos e atividades que garantam o avanço da aprendizagem dos mais de 240 mil estudantes da rede, sejam as crianças em idade de creche até idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Para o prefeito, o momento, além de firmar um compromisso pela educação, também é de agradecimento pelo esforço de todos os educadores em relação aos resultados alcançados.

 

“Nosso pacto é inclusive salarial, uma vez que reflete na distribuição do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, pois quem alcançar notas mais elevadas terá direito ao 14° salário, a chamada honra ao mérito. Eu só tenho a agradecer aos professores, por tudo que eles fizeram. Somos o nono lugar no Ideb e queremos subir mais. Eles nos ajudam a trabalhar, diariamente, para que a nossa educação seja reconhecida como uma das melhores do Brasil. Somos vencedores e vamos vencer em nome das nossas crianças, que são o futuro de Manaus”, destacou o prefeito, que foi ao evento acompanhado da primeira-dama e presidente Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Ribeiro.

 

O trabalho de gestão de qualidade, implantado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), nos últimos anos, busca o planejamento e execução de ações para melhorar, progressivamente, a educação em Manaus e, por extensão, elevar os índices quantitativos e qualitativos da aprendizagem dos estudantes. Entre os resultados já alcançados está o 9° lugar no Ideb, entre as capitais brasileiras, a redução em mais de 70% do abandono escolar e melhorias nos índices de alfabetização.

 

Para 2019, estão entre as metas globais da prefeitura para a educação básica o avanço da nota 5,8 para 6,4 nos Anos Iniciais do Ideb e de 4,7 para 5,2 nos Anos Finais, para elevar a posição no ranking entre as capitais brasileiras.

 

A secretaria da Semad, Kátia Schweickardt, salientou que a prefeitura também possui metas arrojadas para a alfabetização dos alunos. Em 2019, a intenção é alfabetizar 66% dos estudantes, ainda no 1° ano do ensino fundamental, e 76% até o final do 2° ano. Essa meta, que é progressiva, chega a 100% em 2021.

 

“Por trás dessas metas tem um compromisso com trabalho de qualidade. Temos todo um trabalho de acompanhamento do currículo, de assessoramento pedagógico, em relação às metodologias, formação de professores e reforço nos alunos. Por trás do que percebemos de melhorias tem muito esforço e compromisso de um trabalho de qualidade, que vai refletir em bons resultados”, declarou a secretária.