Prefeito Arthur Virgílio Neto apresenta gestão 4.0 na Feira do Polo Digital

Uma administração pública mais moderna e eficiente, essa é a síntese da abordagem levada pela Prefeitura de Manaus à 2ª Feira do Polo Digital de Manaus, que começou nesta terça-feira, 15/10, e se estende até o dia 17, no Studio 5 Centro de Convenções. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, convidado para a palestra de abertura do evento, destacou que Manaus soube ser austera e que o equilíbrio fiscal é o princípio da gestão 4.0.

 

“Nós sobrevivemos à crise econômica. Fizemos seleção de investimentos, elegemos prioridade. Em nenhum momento deixamos de produzir. E hoje Manaus é uma referência no país, instituições financeiras e bancos de desenvolvimento. Isso é a base para pensar a sério em economia 4.0”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

 

A Feira do Polo traz como proposta compartilhar informações sobre o desenvolvimento de produtos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), incentivar novos negócios, apresentar ideias inovadoras no conceito de Cidade Digital e Inteligente, além de difundir avanços técnicos e experiências bem-sucedidas.

 

E, da mesma forma que a indústria vive a quarta revolução, a administração pública não pode se eximir desse processo, devendo incorporar os aspectos inovadores para a prestação de um serviço de excelência à população, tendo a participação popular, a transparência e o controle social como pilares desse novo tempo.

 

“É fundamental para quem pretenda se adaptar, sair da analogia, do atraso e da política perversa, em primeiro lugar, ser um governante que saiba governar em condição de ajuste fiscal”, reafirmou o prefeito, completando que sua gestão fez as rodadas necessárias de corte de gastos para atingir o equilíbrio e vencer a luta para ganhar receitas.

Ainda durante sua palestra, o Arthur Neto enumerou os avanços que estão sendo conseguidos pela Prefeitura de Manaus na consolidação da Cidade Inteligente e da Administração 4.0 (e-government) como a implantação do maior Data Center do Norte, os prédios públicos todos interligados com fibra óptica, geoprocessamento, Manaus Atende, reformulação do Portal da Transparência, e a rede de iluminação a LED, com o maior número de lâmpadas instaladas entre as cidades brasileiras.

 

Polo Manaus Digital

 

Dentre os presentes planejados em homenagem aos 350 anos de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto divulgou a restauração do antigo hotel Cassina, no centro histórico, para a implantação do Manaus Digital, um grande polo de desenvolvimento tecnológico. Além de encubar novas empresas, fortalecer as cadeias de startup e o relacionamento Governo-empresas-conhecimento para o fortalecimento da economia local e a chegada definitiva da capital à Economia 4.0, o projeto tem a missão de abrir as portas para o resgate definitivo do Centro Histórico de Manaus do ponto de vista cultural, econômico e sua habitabilidade.

 

Arthur também destacou que 35% das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico Manaus 2030 já estão concluídas e, até o final de sua gestão, deverá chegar a 40%. “É isso que pretendemos deixar e os outros 60% ficarão para os próximos gestores concluírem”, afirmou. O Planejamento Estratégico foi elaborado em 2017 para contemplar os 12 anos seguintes, elegendo os eixos prioritários e, dentro desses eixos, as obras a serem executadas em afinidades com os Planos Plurianuais (PPAs) e as Leis Orçamentárias do período. A prefeitura também criou um sistema de monitoramento das metas do Manaus 2030.

 

Palco exclusivo

 

Parte dos avanços enumerados pelo prefeito está sendo exibida em um palco exclusivo da Prefeitura de Manaus na 2ª edição Feira do Polo Digital, coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), com a participação das secretarias municipais de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), de Saúde (Semsa), de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Visa Manaus e Casa Militar.

 

Durante o evento, a prefeitura lança a revista Manaus 4.0, realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que traz uma ampla abordagem sobre indústria, economia, administração, além do conceito das “Cidades Inteligentes” e os avanços conquistados pelo município de Manaus nos últimos anos, consagrando-se nacionalmente com destaques para a educação (9º lugar no Ideb); saúde (único laboratório público referenciado) economia e finanças (melhor Previdência, cidade mais equilibrada fiscalmente e ‘AAA’ na avaliação das instituições financeiras); empreendedorismo (9ª cidade mais empreendedora do país); e a melhoria dos serviços prestados à população, tudo com o auxilio e interação de tecnologias.

 

Feira do Polo Digital de Manaus

 

O evento é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus) e, nesta edição, traz o tema “Manaus Inteligente”, apresentando o que há de mais inovador na Indústria 4.0, além de proporcionar um ambiente para networking e novos negócios. A feira conta com o suporte técnico do Polo Digital de Manaus e da Câmara de Tecnologia de Inovação, do Codese.

 

“A preocupação do Codese e da sociedade civil é legar novas matrizes econômicas que tragam complementariedade à Zona Franca de Manaus”, afirmou o presidente do Codese, Antônio Azevedo.  “Essa feira vem consolidar uma ideia que começou há dois anos e reúne a sociedade civil organizada que está pensando Manaus e convencida da necessidade de um Polo Digital em Manaus”, afirmou o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes.