Portal Banzeiro News, 09.11.2019 – Em Tabatinga, Assembleia debaterá situação real das fronteiras e queimadas na Amazônia

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Coletivo Escola Família Amazonas (Cefa) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), promoveu neste sábado, 09/11, a abertura do 2º Seminário ‘Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar Vidas’. O primeiro dia do evento aconteceu no Parque do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, e contou com a participação de educadores, familiares, comunitários, pesquisadores, estudantes, artistas e ativistas do campo do Direito à Educação e Direitos Humanos, além de representantes das Escolas Transformadoras no Brasil.

O evento, que segue até a próxima terça-feira, 12, também contará com o ‘Seminarinho de Educação Democrática: As Vozes Infantis e o Fórum Amazonas de Educação Transformadora’ e com o Fórum Amazonas de Educação Transformadora.

Os trabalhos iniciaram com a Trilha de Saberes com o tema ‘A educação pública como prova de amor ao mundo: o Parque do Mindu como objeto de atenção e de estudo’. Logo depois o público foi recebido pelos representantes da comissão organizadora e parceiros do evento. Foi lançado ainda o livro ‘A participação da família na escola: caminhos possíveis’, o que também gerou uma roda de conversa sobre o tema.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, participou do seminário e destacou a importância do evento e a oportunidade da rede pública municipal de ensino mostrar para as pessoas que participam da ação, o apoio que a Prefeitura de Manaus dá às escolas de educação integral, por meio da Semed.

“A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto iniciou a perspectiva da educação integral em 2015. Com esse evento nós queremos compartilhar os conhecimentos produzidos durante todo esse percurso e mostrar para a sociedade e pessoas que vieram de outras cidades e municípios do Amazonas o apoio que a Prefeitura de Manuas dá a essas escolas, por meio da Semed, e o quanto temos evoluído”, disse Euzeni, que também integra as rodas de conversas.

Programação
Pela parte da tarde as rodas de conversas abrodarão os temas ‘Perspectivas para as políticas públicas de Educação Integral nos contextos nacional e local’ e ‘A participação das famílias na Educação Integral: esperanças e compromissos pela qualidade da educação pública’. Além da oficina ‘Jardim dos Sons’ e para finalizar o dia, o Cortejo ‘Cultura, Diversidade e Democracia’, com apresentação cultural das escolas municipais Waldir Garcia e Maria das Graças Vasconcelos, com o Boi Garcioso e o Maracatu Quebra-Muro.

Para a coordenadora da Cefa, Ceane Simões, a Semed é uma grande parceira na difusão da educação integral, que é uma educação democrática. ‘Nós encontramos um solo muito fértil de diálogos junto a Semed, que vem trabalhando junto às escolas a educação integral de forma democrática, compreendendo a importância de cada criança, educador e familiares que decidem juntos a elaboração do currículo escolar com espaço e tempo de escuta garantido”, comentou a coordenadora.

Escola Transformadora

A rede municipal de educação possui 13 escolas de Educação Integral, destas, seis estão em processo de implantação. A escola municipal Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, foi a primeira a trabalhar a modalidade inovadora e também a receber o título de Escola Transformadora, concedido pela organização internacional Ashoka em parceria com o Instituto Alana.

A unidade atende 206 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. De acordo com a gestora da Waldir Garcia, Lúcia Cortez, é uma honra mostrar para o Brasil que Manaus é referência em educação integral.

“É uma honra mostrar para pessoas de outras cidades que Manaus desenvolve um trabalho democrático em parceria com os alunos, professores, familiares com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semed. Nossa cidade é referência na educação integral, por conseguir unir todos os protagonistas da educação no fazer pedagógico que é de responsabilidade de todos”, destacou Lúcia.