Manaus recebe premiação nacional por qualidade nos serviços de saúde bucal

Em continuidade às ações de ampliação dos serviços de saúde, a Prefeitura de Manaus realizou nesta sexta-feira, 11/10, a entrega de um moderno gabinete odontológico na Unidade Básica de Saúde Rural (UBSR) Nossa Senhora de Fátima, localizada às margens do rio Negro. O equipamento é resultado da conquista do 1º lugar no Prêmio Nacional de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), concedido anualmente aos municípios brasileiros que se destacam na efetivação das políticas de saúde bucal.

 

A unidade atende 644 famílias cadastradas em uma população de aproximadamente 1,8 mil pessoas, segundo diagnóstico situacional da área de abrangência 2019, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Com a prestação de serviços diários, disponibilizando salas de vacinas, curativos, inalação e dispensação de medicamentos à comunidade, a unidade dispõe para implementação das ações de saúde bucal de dois dentistas e duas auxiliares de consultório dentário.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a iniciativa do Conselho Federal de Odontologia representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e às suas práticas odontológicas efetivadas por meio das equipes de saúde bucal. “O prêmio é inteligente, pois estimula o trabalho dos profissionais e premia a boa gestão. É, sem dúvida, o reconhecimento à importância que a Prefeitura de Manaus confere à saúde bucal de seus moradores”, enfatizou.

 

“Fazer saúde na região é um desafio. Além disso, no Amazonas, e em Manaus, é preciso ter comprometimento com o ideário do Sistema Único de Saúde, o SUS, e o respeito às pessoas que aqui residem”, declarou a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio. “É a universalização do SUS que assegura a assistência necessária aos povos de comunidades ribeirinhas”, ressaltou.

 

Participaram também do evento, o representante do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Rozenaldo Tavares; o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Jorge Carneiro; a subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, enfermeira Adriana Elias; a diretora do Departamento de Atenção Primária, Ângela Nascimento e o diretor da UBSR Nossa Senhora de Fátima, João Miguel.

 

Premiação CFO

 

Para concorrer ao prêmio, as prefeituras enviam ofício, obrigatoriamente, ao Conselho Regional do seu Estado, solicitando a inscrição e anexando documentação que comprove as exigências contidas no regulamento. Depois de concorrer à etapa estadual, o município selecionado participa, em nível nacional, em três grupos distintos, nas categorias: município com população até 50 mil habitantes; de 50.001 a 300 mil habitantes e acima de 300 mil habitantes, que é a categoria de Manaus.

 

“Parabéns a Manaus, pelo olhar diferenciado dado à odontologia e seus profissionais. O Conselho Federal de Odontologia se sente orgulhoso com a entrega do prêmio, pois sabemos que ele irá impactar positivamente nas ações da unidade básica de saúde da comunidade ribeirinha, melhorando a qualidade no atendimento à sua população”, destacou o odontólogo Guilherme Graziani, representante do CFO.