Fiscalização em empresas de ônibus resulta na aplicação de 35 multas

Um dia depois de a prefeitura divulgar o decreto de intervenção no sistema financeiro das empresas de transporte coletivo da cidade, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou, na manhã desta terça-feira, 23/7, fiscalização nas garagens da Global Green e Viação Açaí. A ação resultou na aplicação de 35 multas a essas empresas de ônibus. Nas garagens, fiscais da Gestão de Transporte do instituto encontraram frotas incompletas e falta de manutenção em veículos.

 

A operação começou às 3h – antes de os primeiros veículos começarem a rodar – e contou com 20 fiscais de transportes vistoriadores, além do próprio diretor-presidente do órgão, Franclides Ribeiro. Foram verificados itens de segurança obrigatórios nos veículos, condições de manutenção e ainda se as empresas cumprem a frota determinada para cada linha de ônibus.

 

No caso da empresa Açaí, sete linhas estavam com frota incompleta. Pelo descumprimento, a empresa foi autuada por irregularidade. Quanto à Global, 28 ônibus foram encontrados sem manutenção.  Onze ônibus da empresa Açaí e sete da Global foram impedidos de sair da garagem por falta de condições para circularem.

 

As ações vão continuar nessas e em outras empresas do sistema de transporte. Agentes de trânsito do IMMU e policiais militares dão apoio às operações nas garagens  de ônibus.