Estande da prefeitura recebe mais de 2 mil visitas durante Feira do Polo Digital

Mais de duas mil pessoas passaram pelo palco da Prefeitura de Manaus durante a 2ª Feira do Polo Digital, nos três dias do evento, que encerrou nesta quinta-feira, 17/10, no Studio 5 Centro de Convenções, Japiim, zona Sul. Desde a última terça-feira, 15, ocasião em que a feira foi aberta oficialmente pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, os participantes puderam conferir as várias ações realizadas na cidade, que fazem parte do projeto Manaus Inteligente, tema principal da segunda edição do evento.

 

Entre os assuntos abordados nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) apresentou o projeto “Manaus Inteligente e Ambiente de Geocolaboração” e “Gestão Pública 4.0: Projeto Licenciamento Integrado Municipal”. O projeto de geocolaboração, inclusive, garantiu o prêmio internacional Special Achievement in GIS – Esri SAG 2019, em julho deste ano, obtendo destaque entre outros 100 mil projetos e cases do mundo todo.

 

Para o coordenador do projeto Cidade Inteligente da prefeitura, e servidor da Semef, Sérgio Magalhães, o Poder Executivo municipal tem um papel importante no evento, pois em Manaus está sendo gerado um ecossistema empreendedor que pretende produzir riqueza e melhorar a cidade.

 

“Hoje, nós abordamos sobre o nosso projeto de Geocolaboração, além do sistema de licenciamento integrado. Nós acreditamos que o Manaus Inteligente é um tema que traz um novo ecossistema voltado para o empreendedorismo, ou seja, a participação do município junto ao cidadão neste evento é o que vai ajudar a elaborar, a executar políticas que possam melhorar cada vez mais a nossa capital”, explicou.

 

Interação

A feira é considerada o maior evento de tecnologia da região Norte e reuniu os atores do ecossistema de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) digital da região, para discutir conceitos e soluções para uma cidade mais inteligente, além de contar com uma extensa programação formulada pelas secretarias, que possuem projetos em execução para uma cidade mais inteligente.

 

Para o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marcos Pessoa, o evento é a oportunidade de fazer todos conhecerem os projetos realizados pelo município.

 

“Nós tivemos muitas interações aqui, durante os três dias, e a partir disso, a Prefeitura de Manaus pôde mostrar os seus serviços e aprender muito do polo digital, para implantar nos próximos projetos. Saímos daqui com novas perspectivas para melhorar a gestão”, comentou.

 

Neste último dia, 40 crianças que participaram do projeto de robótica “Aprendendo profissões, empreendendo o futuro 4.0” tiveram a experiência de montar um inseto a partir da utilização de pilhas e baterias. A oportunidade foi celebrada por um dos pais que acompanhava o evento.

 

“O empreendedorismo estimula a criação e é algo que as crianças já trazem consigo. Eu acho que é muito significante a oportunidade de trazer as crianças para esse universo”, comentou o autônomo Diego Braga.

 

Palco Exclusivo

 

Um palco exclusivo para a Prefeitura de Manaus foi utilizado, durante o evento, para apresentações de ações da Semtepi e demais secretarias municipais, entre elas a de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), de Saúde (Semsa), Semef, de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Visa Manaus e Casa Militar.