Curso do Concultura traz ênfase à Lei de Incentivo à Cultura

Nesta segunda-feira, 8/7, começa o curso de Elaboração de Projetos Culturais do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), voltado para aqueles que fazem parte da cultura popular na cidade de Manaus. Em sua segunda edição, o curso segue até a próxima sexta-feira, 12, no Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, no Morro da Liberdade, zona Centro-Sul, sempre das 19h às 22h.

Com uma carga horária total de 20 horas, a atividade é conduzida pela publicitária e gestora ambiental Joice Pinho Maciel, que é consultora de gestão e projetos desde 2004. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Maciel também é cofundadora da Apoena Socioambiental, Projeto Remada Ambiental do Tarumã-Açu (AM) e de São Leopoldo (RS), e Vila Consciência – festival de sustentabilidade em Porto Alegre (RS).

“Traremos todas as técnicas e elementos necessários de como elaborar um projeto cultural com ênfase na Lei de Incentivo à Cultura; então, vamos abordar sobre o decreto que regulamentou a lei e trazer informações sobre o edital deste ano. A gente aproveita esse momento para orientar os participantes do curso a organizarem melhor as suas ideias, para que possam aproveitar essa oportunidade na hora de apresentar seus projetos”, destacou Joice.

Ao final das aulas, será emitido um certificado de conclusão de curso para todos os participantes.

Edital

As inscrições para o Edital n° 1/2019, lançado pelo Concultura, para seleção pública de projetos culturais aptos a serem incentivados pela Lei 2.213 de Incentivo à Cultura, seguem até o dia 31 de agosto de 2019.

O edital prevê apoio cultural por intermédio de patrocínios, abarcando diversas áreas da cultura, entre elas: artes visuais, artesanato, audiovisual, bibliotecas, centros culturais, cinema, circo, dança, design, cultura popular, fotografia, gastronomia, literatura, moda, museus, música, multiplataforma, teatro, transmídia e preservação, restauração do patrimônio natural, material e imaterial e outras assim classificadas pelos órgãos competentes.

Os projetos deverão ser inscritos até as 17h do dia 31/8, por meio do preenchimento do formulário de inscrição que está disponível na sede do Conselho Municipal de Cultura, localizado no térreo da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Eventos (Manauscult), na avenida André Araújo, 2.767, Aleixo, zona Centro-Sul e no site do Concultura.