Cmei Santina Castro é o primeiro colocado no concurso ‘Horta na Escola’

Com o projeto “Meu Cantinho Verde Vivo”, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santina Castro ficou em primeiro lugar na 2ª edição do concurso “Horta na Escola”, modalidade educação infantil. Na manhã desta terça, 4/6, na presença de alunos, professores, pais e responsáveis, a unidade de ensino recebeu a premiação, uma TV de 42 polegadas e um carrinho de mão.

 

O concurso é realizado pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage). Participam 36 unidades de ensino, entre Cmeis e escolas do ensino fundamental.

 

A horta do Cmei Santina Castro, com legumes e verduras, servirá como laboratório de estudo e também de complemento na merenda escolar das crianças. De acordo com a gestora, Maria Rosário Brandão, todas as turmas visitarão o espaço de acordo com o cronograma de atendimento.

 

“A horta é um espaço pedagógico e será utilizado interdisciplinarmente de acordo com o conteúdo que professor está trabalhando em sala de aula e tudo o que é colhido, serve como complemento na merenda escolar”, afirmou Rosário.

 

Segundo a coordenadora do projeto, Arlete Rosas, o “Horta na Escola” na educação infantil é de extrema importância para que a criança desde pequena adquira bons hábitos alimentares. “Introduzir uma alimentação saudável na vida das crianças é de extrema importância. Na escola, eles plantam, cuidam e colhem sabendo exatamente a importância das verduras e legumes e em casa não rejeitarão”, explicou a coordenadora.

 

A dona de casa, Bruna da Silva, mãe da pequena Helena Fonseca, 5, do 2º período, diz que a filha, depois que começou a ter aulas na horta, já come frutas e verduras. “Antes ela quase não comia fruta e verdura. Agora, ela pede e diz que é importante comer maçã e cenoura”, disse a mãe.