Manaus realiza II Conferência Municipal de Saúde Mental. A conferência, de forma virtual, será realizada nos dias 19 e 20 deste mês e é um preparativo para a conferência nacional.
Manaus realiza II Conferência Municipal de Saúde Mental.
“A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS”, é o tema.
O decreto de convocação para a conferência foi publicado na edição nº 5.315, do Diário Oficial do Município (DOM), na quinta-feira (31/3).
Foi o início da mobilização para o evento, que vai envolver usuários, trabalhadores e gestores do SUS, contribuindo na elaboração de políticas públicas em saúde mental, álcool e outras drogas.
A programação será realizada de maneira virtual, utilizando a plataforma Zoom, que poderá ser acessada pelos participantes inscritos.
O evento é coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS-Manaus), e integra a etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, prevista para ocorrer em novembro.
Conforme o presidente do CMS, Jorge Carneiro, a conferência em nível nacional, é precedida de várias etapas municipais e estaduais, e vai reunir representantes de todo o país.
Esses representantes são usuários, trabalhadores e gestores do SUS de todo o Brasil, garantindo a participação social, nos debates sobre o tema.
A conferência é um instrumento que o SUS utiliza para definir diretrizes relacionadas à política de saúde mental, quando são debatidas propostas para a execução nos três níveis administrativos.
De acordo com o regulamento da II Conferência de Saúde Mental de Manaus, 400 vagas são oferecidas para os participantes, distribuídas em várias categorias.
São elas: delegados, com 340 vagas (25% de gestores, 25% de trabalhadores e 50% de usuários do SUS) e 60 vagas para convidados da Comissão Organizadora.
Podem fazer inscrição como delegados todos os interessados em participar da conferência e que realizaram a pré-inscrição, por meio de formulário eletrônico.
Esses formulários serão submetidos à análise da Comissão de Secretaria Geral e Registro para homologação, observando determinados critérios e o número de vagas.
Fonte: Semsa