A Prefeitura de Manaus convoca pais e responsáveis por crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos de idade, para que levem seus filhos para se vacinar contra a dengue e aumentar a cobertura vacinal desse grupo populacional. Neste sábado, 11/1, seis unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão de portas abertas, das 8h às 12h, para vacinar esse público, que é o mais vulnerável a desenvolver as formas graves da doença.
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, enfatiza que a vacina é a estratégia mais eficaz para fortalecer a unidade de crianças e adolescentes contra o vírus da dengue.
“A nossa preocupação aumenta muito nesse período chuvoso, quando a transmissibilidade da dengue tende a aumentar por causa do acúmulo de água. Estamos realizando várias ações para a prevenção e pedimos que pais, mães, avós e tios façam sua parte para ampliar a cobertura vacinal, que ainda está abaixa em Manaus”, apela o subsecretário Djalma Coelho.
Os dados mais recentes da Semsa apontam que 93.154 doses da Qdenga já foram administradas no segmento dos 10 aos 14 anos de idade na capital, o que corresponde a 57,25% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Manaus, que é de 162.708 usuários entre crianças e adolescentes.
Das seis unidades que ofertam a vacina no sábado, a Unidade de Saúde da Família Carmen Nicolau, que está localizada na Rua Nestor Nascimento, no Lago Azul, na zona Norte de Manaus, também oferta a vacina aos domingos e feriados, das 8h às 17h.
Confira os horários e endereços das Unidades que funcionam aos sábados:
Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau -Rua Nestor Nascimento, s/n sab -dom e feriados (08h – 17h)
USF Sálvio Belota – Rua das Samambaias, 786 – Santa Etelvina (8h às 12h)
Zona Sul
USF Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Conj. Chapada – Flores
Zona Leste
USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Mathias, s/n-São José
UBS Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/n- Zumbi dos Palmares
Zona Oeste
USF Deodato Miranda Leão Av. Presidente Dutra, s/n- Glória
Fotos: Divulgação / Semsa