Manaus alcançou a primeira posição no ranking do Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Amazonas). Com um índice de 66,39%, a capital amazonense superou os 62 municípios do estado. O anúncio, feito nesta terça-feira (29), no mirante Lúcia Almeida, destaca o esforço da Prefeitura de Manaus em promover melhorias na qualidade de vida e cumprir as metas da Agenda 2030 da ONU.
Indicadores reforçam a liderança de Manaus
O cálculo do índice considerou 42 indicadores relacionados a áreas essenciais, como erradicação da pobreza, saúde e preservação ambiental.Manaus se destacou em três frentes:
- Erradicação da fome: 91 pontos, refletindo a eficiência da rede socioassistencial;
- Vida na água: 90 pontos, avaliando a baixa poluição hídrica;
- Vida terrestre: 88 pontos, medindo a preservação de áreas florestais e a redução do desmatamento.
Sustentabilidade e melhorias estruturais impulsionam Manaus
A implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos também foi fundamental para a conquista do índice. Igor Souza, secretário em exercício da Semmasclima, destacou que a ampliação da cobertura de saneamento básico, de 16% para 36%, foi um dos maiores desafios da gestão. A previsão é que até 2030 essa cobertura atinja 100%.
Além disso, projetos como o “Viva Mindu”, que preserva o igarapé do Mindu, e a revitalização de parques urbanos reforçam o compromisso socioambiental da capital.
O levantamento do ODS Amazonas é resultado da pesquisa da Ufam, com apoio do Ipea, e serve como base para políticas públicas regionais. O coordenador do projeto, Danilo Egle, explicou que o monitoramento contínuo dos municípios visa garantir melhorias até 2030.
Para mais informações sobre o desempenho de Manaus e outros municípios, acesse o site oficial do projeto: iodsamazonas.com.br.
Fotos: Valdo Leão