A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta quarta-feira (16/10), uma obra de contenção com rip-rap na rua Amsterdã, localizada no bairro Planalto, zona Centro-Oeste. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), tem como objetivo resolver um problema de erosão causado por ligações clandestinas de esgoto na área.
Medidas emergenciais para conter a erosão
Com uma equipe de 15 trabalhadores, a intervenção inclui a colocação de aproximadamente 450 sacas de rip-rap para reforçar o talude, que apresenta 10 metros de profundidade. Após essa fase, o local receberá aterro e drenagem superficial para evitar novos deslizamentos e garantir a estabilidade da estrutura.
Segundo Heliatan Botelho, secretário de Obras, a prefeitura trabalha de forma rápida para atender às demandas da população. “Nosso compromisso é atender emergencialmente, por isso alinhamos os serviços com os 18 distritos de obras para atender bem os moradores de Manaus”, destacou.
Moradores aprovam rapidez na resposta
Kátia Soares, moradora da rua Amsterdã há 35 anos, destacou a eficiência da prefeitura. “O problema foi causado por esgoto de algumas casas, que desaguava na rua. Assim que informamos a situação, o atendimento foi imediato, e só temos a agradecer”, afirmou a moradora.
A prefeitura reforça que essas ações preventivas, como o uso de rip-rap para estabilização, evitam danos maiores e garantem mais segurança para os moradores da região. Com essa obra, o município espera solucionar definitivamente a erosão e prevenir futuros problemas relacionados ao escoamento irregular de águas servidas.