Manaus é destaque nacional no combate à Covid-19

Hoje, Manaus é destaque nacional no combate à Covid-19, mas no inicio do ano, quando o executivo municipal assumiu a prefeitura de Manaus tinha um desafio muito grande com relação ao caos instalado na saúde pública devido a pandemia do coronavírus e da falta de oxigênio.

 

A capital amazonense foi transformada na cidade líder no ranking nacional de vacinação contra a Covid-19, após doações de vacinas por alguns estados da federação que, além de ajudar a imunizar a população, colocou o estado a frente do ranking nacional de vacinação.

As doações não seria suficiente se não houvessem medidas de prevenção rígidas e eficazes e a ação da prefeitura foi importante para equilibrar o quadro atual.

 

– Manaus vem revertendo o quadro caótico de pandemia em que se encontrava.

Entre as medidas adotadas ao combate da Covid-19 pela atual gestão, se destacam:

  • Vacinação de mais de 10% da população;
  • Ações para adquirir mais doses de vacinas e imunizar mais pessoas;
  • Publicação de decretos em atenção à emergência sanitária, e
  • Criação do “Auxílio Manauara”.

“Vacinômetro”

A plataforma registrou, no fim de semana, a marca de mais de 10% da população vacinada contra a Covid-19, com a aplicação de mais de 224 mil primeiras doses das vacinas CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford.

 

– Esse número representa 10,1% da população estimada para Manaus em 2020, que, de acordo com o IBGE é de 2.219.580 habitantes.

O município também superou a meta de vacinar 90% da população, para o grupo dos trabalhadores de saúde e dos idosos de 70 anos ou mais.

 

-Manaus integra o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), para a aquisição de mais doses de imunizantes e insumos para combater a pandemia.

Perdas

Quase 11 mil óbitos ocorreram no Amazonas, com Manaus registrando em um ano 8.348 mortes – conforme os dados da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM) – ao longo de um ano.

Em memória às vítimas da Covid-19, a prefeitura de Manaus fez uma homenagem na quarta-feira (24), na sede do Executivo municipal, com um culto ecumênico, soltura de balões brancos e um minuto de silêncio.