Manaus começa a construir Plano de Preservação do Centro Histórico

Manaus começa a construir Plano de Preservação do Centro Histórico

Manaus começa a construir as bases para o seu Plano de Preservação do Centro Histórico, conforme prevê o Plano Diretor da capital amazonense, nos artigos 133 e 134 (Lei 002/2014).

Manaus começa a construir Plano de Preservação do Centro Histórico

De acordo com o grupo de trabalho composto por diretores e técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Amazonas (Iphan), com participação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e outros órgãos municipais que atuam nas ações integradas para projetos, propostas e parcerias da revitalização do Centro, um plano de preservação com intervenções previstas nos próximos anos.

Um anteprojeto do Plano Diretor do Centro foi construído como parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis I), com financiamento feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), via consórcio Idom e Instituto Polis.

O trabalho do anteprojeto visou à melhor definição das intervenções, sendo validado e aprovado com a participação de diversos entes públicos e privados, e de representantes da sociedade civil organizada.

O projeto é um estudo analítico – físico, histórico, territorial e socioeconômico – que permite dotar Manaus de informações relevantes e de qualidade sobre questões urbanas, ambientais, sociais e de serviços para novas abordagens.

A conversão das informações para um único ponto, o Plano Diretor do Centro, reunindo o mapa de ações, terá reflexo direto na busca de financiamentos e mecanismos para garantir segurança jurídica, além de tratar a área de forma mais unitária e não fragmentada.

Para o diretor de Planejamento do Instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, o plano específico é necessário tanto para a preservação de patrimônio, quanto para as ações futuras por ser uma área que tem muitas especificidades.

Um dos próximos passos do grupo é esboçar um cronograma para construir a base do plano até o segundo semestre.

O anteprojeto do Idom-Polis do Plano Diretor de Requalificação do Centro Histórico de Manaus abrange os bairros de Aparecida, Presidente Vargas, Praça 14 e o próprio Centro, na zona Sul.

Entre os pontos levantados pelo plano, está uma abordagem territorial – que propõe três escalas de intervenção (municipal, centro e setores) -, um plano econômico-financeiro e a preocupação com o meio ambiente.