Manaus amplia ações de fomento ao empreendedorismo e geração de emprego e renda

Nos últimos anos, Manaus tem acumulado resultado positivo nas ações de fomento ao empreendedorismo e na geração de emprego e renda, resultado do programa “Manaus Mais Empreendedora”, idealizado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que tem como foco a formação de novos agentes criadores de oportunidades no mercado.

 

No que tange ao estímulo ao empreendedorismo como cultura, os resultados abrangem desde a inclusão do tema nas escolas como assunto transversal, por lei de autoria do Executivo municipal e que até o final deste ano formará mais de 5,6 mil alunos da rede pública municipal (do 5º ao 9º ano), até a ampliação da capacitação para gestão de negócios viabilizada pela criação do Escritório do Empreendedor e constantes parcerias com entidades do Sistema S e organizações da sociedade civil.

 

“Estamos desenvolvendo a cultura empreendedora, estimulando novos negócios e preparando os jovens manauaras para empreender desde a educação básica”, afirmou o prefeito.

 

E para aumentar as chances de recolocação de profissionais no mercado de trabalho e também de jovens no acesso ao primeiro emprego, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) tem atuado fortemente com a qualificação da mão de obra, oferecendo cursos de formação profissional gratuitos à população e disponibilizados a partir de pesquisa com as necessidades apontadas como demanda de empresas do setor privado.

 

Nos últimos três anos, são quase 17 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho com cursos ofertados nas áreas do serviço, comércio, indústria e da economia criativa.

 

Também parte da política municipal de geração de emprego e renda da Prefeitura de Manaus é a melhoria de suas estruturas para atendimento dos trabalhadores e empregadores. Para isso, a Semtepi modernizou todos os seus postos do Sine Manaus, com destaque para desativação da antiga unidade do “garajão”, no Centro, por uma moderna sede na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.

 

“O atendimento está muito mais ágil e o espaço superconfortável. Gostei do ambiente e o pessoal realmente está preparado para orientar quem vem em busca de emprego”, disse Eduardo Nogueira, um dos usuários do espaço.

 

A descentralização das ações do Sine Manaus, a melhoria dos processos internos, a correta orientação dada aos trabalhadores e a maior aproximação da Semtepi com os empregadores possibilitou que mais de 80% das vagas de emprego disponibilizadas pela prefeitura estejam sendo ocupadas por trabalhadores que procuram seus postos de atendimento.

 

Somente no primeiro trimestre deste ano, foram 560 vagas disponibilizadas ao público, divulgadas diariamente nos veículos de comunicação. “Conseguimos oferecer uma estrutura mais digna ao cidadão que procura um dos postos do Sine, ao mesmo tempo em que valorizamos o nosso servidor. Essas melhorias trouxeram a confiabilidade e estamos conseguindo captar novos parceiros para disponibilizar ainda mais oportunidades às pessoas que hoje estão fora do mercado”, destacou o secretário da Semtepi, Marco Pessoa.

 

Os Sines Manaus estão presentes na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul; no shopping Phelippe Daou, na zona Leste; no Via Norte, zona Norte e nas galerias populares Espírito Santo e dos Remédios, no Centro.

— — —