O QualiNEO é uma estratégia, criada em 2017 pelo Ministério da Saúde (MS), para diminuir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste.
Na quinta-feira (18), a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), foi a quarta maternidade do município a aderir à estratégia, iniciando a elaboração de seu plano de ações para qualificar a atenção aos recém-nascidos na maternidade.
– O Instituto da Mulher Dona Lindu, a Maternidade Balbina Mestrinho, e a Maternidade de Referência Ana Braga aderiram a estratégia em 2017.
Com o QualiNEO, a MMT passa ter apoio técnico, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno de maneira sistemática e integrada, oferecendo um atendimento de excelência para garantir saúde, qualidade de vida e bem-estar tanto para mães quanto para os bebês.
Maior mortalidade neonatal
O QualiNEO, inicialmente foi apresentado aos estados com maior mortalidade neonatal (acima de 11/1000 nascidos vivos), entre os 10 com maior incidência de mortes, está o Amazonas, os outros são: Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe.
O QualiNEO tem ações simples de prevenção, mas que não são praticadas na maioria das maternidades brasileiras, entre essas ações estão:
- Qualificação e habilitação de leitos neonatais
- Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso (método Canguru)
- Bancos de Leite Humano (BLH)
- Prevenção de Infecção
- Reanimação Neonatal
- Transporte Neonatal
- Alta hospitalar segura