Mais de 300 declarações para emissão gratuita da 2ª via da Certidão Nascimento foram emitidas

Documento atesta que o requerente não consegue arcar com custo de nova via

Trezentos e trinta e cinco cidadãos já foram beneficiados com a declaração de hipossuficiência emitida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) no Governo Presente. O documento atesta que o requerente não consegue arcar com o custo de uma nova via da Certidão de Nascimento.

Somente neste sábado (10/08), foram 100 beneficiados no mutirão realizado no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Garcitylzo do Lago Silva, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus.

A dona de casa Jhenifer Marques, foi uma das primeiras atendidas. Ela precisava ajustar os documentos do filho, pois teve alteração em seu nome depois que casou.

“No cartório tinha que pagar, aí soube que tinha aqui e foi muito bom. Está bem organizado, fui atendida rápido e as pessoas que me atenderam foram muito atenciosas e estou saindo daqui satisfeita e com meu problema resolvido”, contou a dona de casa.

A cozinheira Andreza Batista foi ao Governo Presente para emitir a Carteira de Identificação Nacional (CIN), no entanto, soube que precisava ajustar a RCN e que podia resolver as pendências gratuitamente e em um curto espaço de tempo.

“Estou bem satisfeita, vim para tirar a CIN, mas aí minha certidão estava rasurada, então me orientaram a vir aqui com a Sejusc e achei muito bom, porque já consegui resolver tudo em um só lugar, e isso é muito importante para a comunidade”, avalia a beneficiada.

Serviços oferecidos

A Sejusc também leva ao Governo Presente os serviços de cidadania e direitos humanos para a população, entre eles: microcrédito para idosos e PcD; solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) e Ciptea; serviços da Receita Federal; e atendimentos psicossociais para mulheres, crianças e adolescentes.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, acompanha os trabalhos da equipe todos os sábados. Ela ressalta que os guichês de cidadania são sempre muito procurados.

“Esse é um serviço fundamental, porque muitas pessoas não têm como arcar com taxas dos cartórios, aí fica sem documento ou benefício porque não tem condição de pagar, e aqui com a Sejusc temos a declaração de hipossuficiência que a pessoa leva no cartório e consegue fazer os ajustes necessários, tudo gratuito”, reforça a secretária.

O Governo Presente é uma idealização do governador Wilson Lima, para levar serviços públicos estaduais para mais perto da população, como emissão de documentos, atendimentos de saúde e opções de fomento, entre outros serviços.

Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc