Mais de 130 escolas da prefeitura têm projetos científicos aprovados em edital da Fapeam

A Prefeitura de Manaus conseguiu aprovar 134 projetos de escolas da rede municipal de ensino, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital n° 004/2022, divulgado na última quinta-feira, 26/5. Em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), houve projetos aprovados. A DDZ Rural obteve destaque com a aprovação de 41 projetos.

Em 18 anos de existência do PCE, 2022 foi o ano em que a Semed teve o maior número de aprovações. O objetivo do programa é apoiar a participação de professores e alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica, desenvolvidos nas unidades de ensino.

De acordo com o edital lançado em abril deste ano, os professores coordenadores serão contemplados com bolsas no valor de R$ 700 durante seis meses, e os alunos envolvidos nos projetos receberão R$ 250 por cinco meses.

Um dos coordenadores do PCE na Semed, o professor Marcos Baraúna, destacou os impactos da aprovação desses projetos no processo de ensino e aprendizagem.

“Esses projetos aprovados pelo PCE estimulam o aluno à pesquisa, incentivando-o posteriormente, em sua vida estudantil”, observou.

Para a chefe da DDZ Rural, Rosa Denise, a aprovação dos 41 projetos é importante, porque vai beneficiar tanto professores quanto alunos.

“É de grande importância para as escolas, para o professor e para os alunos, porque além de beneficiar um professor, o projeto beneficia também três alunos que ganham uma bolsa. Essas bolsas são como incentivo para buscarem mais conhecimento”, concluiu Rosa.

 

Fonte: Semed