Atividades lúdicas visam contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes
Mais de 500 alunos da Escola Estadual Princesa Isabel, no Centro da cidade, participaram, nesta segunda-feira (13/05), de ação voltada para educação no trânsito, em alusão à campanha do Maio Amarelo. Com um teatro de fantoche, técnicos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) levaram a mensagem da campanha para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da unidade de ensino.
A atividade, que visa gerar conscientização social sobre a importância da segurança no trânsito por meio da campanha Maio Amarelo, está sendo desenvolvida nas escolas da rede estadual com ações educativas, como palestras e brincadeiras, em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e o Detran-AM.
O teatro de fantoche desenvolvido teve como protagonistas os personagens do jogo eletrônico Mario Bros e apresentou as principais orientações sobre segurança no trânsito para os estudantes.
Dedicados a obedecer às normas de tráfego de veículos e pedestres, no enredo, os personagens falaram sobre a importância do uso do capacete, do cinto de segurança e das funcionalidades do semáforo. Para a pedagoga da escola, Sônia Lessa, as atividades lúdicas acerca do tema incentivam os alunos a compartilhar a campanha com os adultos.
“Eles [os estudantes] conseguem compreender de melhor maneira e praticar [as medidas] no dia a dia. Mas, às vezes, eles desconhecem. Como, por exemplo, usar o capacete a partir dos 10 anos e atravessar na faixa de pedestre. De um modo lúdico, isso chama mais a atenção da criança, ela grava e cobra os pais”, disse Sônia
A técnica do Detran, Luciane Mello Meirelles, responsável pela atividade, disse que intensificar a campanha nas escolas é uma forma de contribuir para o desenvolvimento de adultos conscientes.
“O movimento Maio Amarelo chama a atenção para os altos índices de acidentes de trânsito, com mortes e com vítimas lesionadas. O nosso intuito é fazer com que as pessoas, através do lúdico, principalmente as crianças, aprendam mais sobre o trânsito”, disse Luciane.
A técnica explicou que as escolas que desejarem receber as ações educativas podem realizar a solicitação ao Detran por e-mail. “Nós entramos em contato com as escolas do Estado, mas as outras escolas também podem nos enviar e-mail solicitando a nossa apresentação para o e-mail educacaodetransito@detran.am.gov.br”, disse Luciane.
Fotos: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar