O prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas recebeu, na noite da última quinta-feira (10/08), a solenidade de acendimento das luzes em alusão à campanha do Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é da Procuradoria Especial da Mulher, que é liderada pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos).
Segundo a coordenadora da Procuradoria da Mulher, Akerna Chagas, além do acendimento das luzes no ato foram lançados 50 balões na cor lilás e 50 na cor lilás, com a frase “Parem de nos matar”. Familiares de vítimas atendidas pelo órgão também estiveram presentes na atividade.
O slogan “Parem de nos matar” está sendo usado neste Agosto Lilás pela deputada estadual Alessandra Campelo. Segundo ela, é uma forma de alerta contra o aumento dos índices de feminicídio no País. Conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve um recorde de feminicídios em 2022, com 1.437 vítimas, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior.
Alerta à sociedade
O acendimento das luzes encontra respaldo entre as atribuições da Procuradoria da Mulher. Uma delas é promover e apoiar pesquisas, estudos, debates, seminários, palestras, audiências públicas, cursos, campanhas educativas, concurso cultural e produção de material informativo sobre combate à discriminação de gênero e à violência contra as mulheres, representação das mulheres na política e valorização da mulher.
“O acendimento das luzes do Agosto Lilás simboliza o envolvimento de todo o Poder Legislativo do Amazonas na luta em defesa das mulheres, no combate à violência doméstica e familiar, principalmente neste mês em que comemoramos os 17 anos de sanção da Lei Maria da Penha”, destacou a deputada Alessandra Campelo.
Fotos: Miguel Almeida