Lula bate o martelo: quer João Pedro para deputado federal. A breve passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Manaus, na tarde desta segunda-feira (7) serviu para resolver uma pendenga que vinha sendo travada internamente no diretório estadual do Partido dos Trabalhadores já há algum tempo. O ex-presidente bateu o martelo: quer o ex-senador João Pedro como candidato a deputado federal pelo partido. E não como candidato ao governo, como professava uma ala local do PT.
Lula bate o martelo: quer João Pedro para deputado federal.
SEM CANDIDATO PRÓPRIO
A informação foi dada por fontes do REBOJO de dentro do PT, segundo as quais Lula descartou a possibilidade da legenda ter candidato ao governo no Amazonas. Os argumentos já vêm sendo repetidos pelo ex-presidente há meses. Quer uma bancada forte de petistas e aliados no Congresso Nacional para poder governar. Daí não enxergar vantagem nenhuma em desperdiçar um quadro com reais chances de se eleger deputado federal com uma candidatura ao governo que já nasce morta.
ORIENTAÇÃO É NACIONAL
Lula disse ainda que a regra vale para todo o Brasil. O PT só terá candidatos próprios ao governo nos estados onde possui quadros que têm reais chances de se eleger. Nos demais, a orientação é tentar eleger o maior número possível de parlamentares para fortalecer sua base em Brasília.
PALANQUE DE ALIADOS
Quanto ao palanque no Amazonas, pode ser formado pelos partidos que Lula pretende congregar nacionalmente. No esboço de federação partidária que reúne PT, PSB, PCdoB e PV, por exemplo, pode ser incluído ainda o PSD de Omar Aziz, Marcelo Ramos e Sidney Leite. Os três, aliás, estavam presentes ao encontro com Lula nesta segunda (7).
VIRADA NO AMAZONAS
Na primeira pesquisa registrada este ano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Eleições 2022 no Amazonas, o ex-presidente Lula (PT) aparece, pela primeira vez, na frente do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião, Lula tem 37,5% das intenções de voto dos amazonenses, contra 36,8% de Bolsonaro. Na última pesquisa, divulgada em 27 de dezembro, Bolsonaro surgia em primeiro, com 36%, contra 33% de Lula.
WILSON ULTRAPASSA BRAGA
Na mesma pesquisa, quando a intenção de voto é para o Governo do Amazonas, surge outra novidade no cenário: o governador Wilson Lima (PSC) ultrapassa o senador Eduardo Braga (MDB). O ex-governador Amazonino Mendes continua em primeiro, com 33,4% das intenções de voto. Wilson cresce 5,5 pontos percentuais em relação à pesquisa de dezembro de 2021, e passa ao segundo lugar, com 22,5%. Já Braga surge em terceiro lugar, com 18,6%.
SEM TROCA NO PÓDIO PARA O SENADO
Para o Senado, a pesquisa aponta os três primeiros colocados nas mesmas posições. Omar Aziz (PSD) lidera com 24,7%, apresentando um crescimento de 4,5 pontos percentuais em relação a dezembro de 2021; Arthur Neto (PSDB) continua em segundo com 23,9%, mesmo tendo crescido 6,1 pontos percentuais; e Coronel Menezes (sem partido) segue na terceira colocação com 14%, caindo um ponto percentual. Confira a íntegra da pesquisa aqui: https://bit.ly/35Hs5YT
SABÁ CONFIRMA INGRESSO NO AVANTE
Em meio às comemorações que a Secretaria Municipal de Limpeza Pública promoveu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), o titular da pasta, Sabá Reis, confirmou o que já vinha sendo comentado nos bastidores há meses. Vai deixar a secretaria e vai se filiar ao Avante do prefeito David Almeida. O secretário afirmou que sua filiação será oficializada no dia 24 de março, às 19h, no Studio 5.
VICE DE WILSON
A movimentação de Sabá Reis corrobora com a versão de que ele comporá a chapa de reeleição do governador Wilson Lima (PSC) como candidato a vice-governador. Essa parte da história, entretanto, ainda não foi confirmada pelo secretário de David Almeida, nem pelo governador. A conferir…
CORREÇÃO DO DECRETO DO IPI
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu das mãos do vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) e do senador Eduardo Braga (MDB-AM), nesta terça-feira (8), Projeto de Decreto Legislativo proposto pela bancada do Amazonas no Senado, que inclui os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Plínio Valério (PSDB-AM). O PDL objetiva corrigir o decreto presidencial que reduz o IPI em 25%, excepcionalizando os itens produzidos na Zona Franca de Manaus.
MULHERES INDÍGENAS EM MARCHA
Mais do que comemorar o Dia Internacional da Mulher, lideranças femininas do movimento indígena do Amazonas decidiram marchar por seus direitos. Elas promoveram, nesta terça-feira (8), a I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas com o tema “Mulheres Indígenas do Amazonas reescrevendo sua história”. O evento contou com rodas de conversa e debates pela manhã, marcha e apresentação da Carta de Reivindicações do movimento às autoridades públicas do Estado no período da tarde. De forma inédita, as mulheres indígenas se uniram ao Fórum Permanente das Mulheres de Manaus, durante ato coletivo que aconteceu no entorno da bola do Eldorado, na Delegacia Especializada de Combate à Violência contra as Mulheres.
CAEM AS MÁSCARAS
A partir do dia 16 de março, não será mais obrigatório o uso de máscaras em lugares abertos em Manaus. A decisão foi anunciada pelo prefeito David Almeida (Avante), na manhã desta terça-feira (8). A medida, entretanto, foi condicionada ao comportamento da pandemia na capital até a data anunciada. O anúncio, portanto, tem uma boa dose de otimismo do prefeito, baseada em muito nos números da vacinação em Manaus. Segundo David, 85% da população vacinável (12 anos ou mais) da cidade já estão com seu esquema vacinal completo.