A obra une prosa poética e ilustrações surrealistas promovendo a cultura e leitura entre os estudantes
O escritor e professor Daniel Ewerton Cristovão realizará o lançamento do seu livro “Contínuo”, nesta quarta-feira (18/09), das 19h às 21h, na Escola Estadual Octávio Mourão. A obra reúne 25 textos em prosa poética, acompanhados por ilustrações surrealistas, prometendo uma experiência rica em estética e reflexões.
O livro é fruto de projeto contemplado em edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Conselho Estadual de Cultura (Conec).
Daniel leciona Filosofia há quase 10 anos e desenvolve oficinas de redação. “A proximidade com a escrita sempre foi um forte motivador. A Lei Paulo Gustavo possibilitou unir arte gráfica e textos, resultando neste livro”, relata.
“Contínuo” é composto por textos que exploram temas como memórias, angústias, sonhos e relações humanas, todos imersos em uma linguagem poética. Além da versão impressa, o livro inclui um QR code que dá acesso a um audiobook, visando tornar a obra acessível a Pessoas com Deficiência.
O processo de produção do livro começou em dezembro de 2023, culminando em setembro de 2024. A maioria das ilustrações foi criada no último ano, e o projeto foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Estímulo à leitura
As expectativas para o lançamento são altas. O autor espera que através do evento de lançamento a leitura seja incentivada entre os alunos e promova a cultura local. “Queremos estimular o uso da biblioteca e inspirar os alunos a participar de futuros projetos culturais”, afirma.
O lançamento será no turno noturno e incluirá a distribuição de cópias do livro para a biblioteca da escola e para o corpo técnico. Além disso, haverá oficinas de redação no dia seguinte, dirigidas a turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino regular, ampliando ainda mais o alcance da proposta cultural.
Através do lançamento do livro “Contínuo” a comunidade escolar tem a oportunidade de se conectar com a cultura local e a expressão artística, incentivando novos talentos e ampliando os conhecimentos dos estudantes em Manaus. Daniel Ewerton Cristóvão não apenas compartilha suas criações, como também inspira uma nova geração a explorar e criar suas próprias jornadas literárias.
Fotos: Divulgação