Liberalina Weill recebe primeira ação do ‘Suframa nas Escolas’ em 2023

Localizada no bairro do Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, a Escola Estadual Liberalina Weill recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), a atividade inaugural do projeto “Suframa nas Escolas” em 2023. O projeto é uma iniciativa da Autarquia que busca, principalmente, contribuir para a formação e a conscientização de jovens estudantes da capital amazonense sobre a importância e os benefícios da Zona Franca de Manaus (ZFM) nos aspectos social, econômico e ambiental.

Cerca de 50 estudantes do nono ano do ensino fundamental do colégio assistiram a uma palestra ministrada pelo coordenador geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia Costa, que destacou, entre outros temas, a evolução histórica do projeto de desenvolvimento ZFM; a extensa área de abrangência dos incentivos fiscais administrados pela Autarquia; os principais produtos fabricados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM); e a atuação institucional buscando fomentar novas vertentes econômicas, como a bioeconomia e a cadeia de inovação regional. “É muito importante que vocês (estudantes) percebam que a Suframa e a Zona Franca de Manaus são muito maiores que o Polo Industrial de Manaus. Tem uma contribuição decisiva, inclusive, para a preservação ambiental da nossa região, conservando as fontes para as nossas riquezas do futuro, como a bioeconomia”, ressaltou Costa.
Ao final da apresentação, os alunos puderam interagir com o palestrante e também assistir dois vídeos institucionais sobre a Suframa e a Zona Franca de Manaus para melhor assimilação dos conteúdos.
O coordenador pedagógico da escola, Laio Lopes, agradeceu a ação da Suframa e disse que, embora o colégio não oferte ensino médio, a expectativa é que muitos dos estudantes beneficiados pela palestra possam aproveitar os conhecimentos para reforçar suas formações acadêmicas e técnicas posteriormente.

Yamaha

Após a palestra da Suframa, os alunos da Escola Liberalina Weill também foram contemplados com apresentação de profissionais da Yamaha Motors no contexto do projeto “Zona Franca de Portas Abertas”. Gestores ligados à área de Relações Institucionais da empresa discorreram brevemente sobre a história da Yamaha – destacando, por exemplo, que a planta de Manaus foi a primeira fora do Japão – e apresentaram detalhes do funcionamento de uma das maiores fabricantes de Duas Rodas do PIM.