Lei que proíbe instalação de medidores não põe fim em conflitos; veja vídeos

A promulgação, pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), da lei que proíbe a Amazonas Energia de instalar medidores do Sistema de Medição Centralizado ou Sistema Remoto Similar, não resolveu os conflitos entre a população e as equipes de manutenção da concessionária de energia. Na manhã desta quarta-feira (20), moradores da comunidade Nossa Senhora de Fátima impediram equipes da Amazonas Energia de realizar serviços de manutenção no bairro, em mais um confronto com funcionários da concessionária. Veja vídeo:

SOB SUSPEITA

A situação se complica cada vez mais, já que a população perdeu a confiança na concessionária e está impedindo a realização de qualquer serviço de manutenção, suspeitando que serão instalados novos medidores. O impasse evidencia a necessidade de uma maior atenção – e até mesmo intervenção – do poder público em relação ao problema, que está se tornando insustentável. No conflito desta manhã, funcionários acusaram moradores de ameaça e até mesmo a polícia teve de ser acionada. Veja vídeo:

NEM GREGOS, NEM TROIANOS

A sanção e promulgação da lei, aliás, não agradou nem a Amazonas Energia, nem as lideranças comunitárias que abraçaram a causa nos últimos meses. A concessionária alega que a lei é inconstitucional e beneficia o furto de energia. Já os líderes comunitários acusam o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB) de fazer proselitismo político com a questão para obter vantagens eleitorais.

AMOM ATACA DE NOVO

O vereador Amom Mandel (Cidadania) anda tocando mais uma vez no assunto que mais causa indisposição com seus colegas da Câmara Municipal de Manaus (CMM): o Cotão. Amom foi contra o aumento de 83% da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) e é o único vereador que não faz uso da verba, que agora é de R$ 33 mil mensais para cada vereador. O parlamentar agora cobra transparência no processo de comprovação dos gastos desse valor.

BRECHAS PARA FRAUDE

Segundo o vereador, as atuais regras de comprovação dos gastos da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), o Cotão, abrem brechas para o gasto inadequado da verba e até a aplicação de notas fiscais falsas. “Que transparência é essa? No portal da transparência não tem a descrição de qual carro foi abastecido, qual o uso do veículo. Só tem dizendo lá que foi gasto tal valor em tal posto de combustível”, denuncia. O assunto já causou embates acalorados na tribuna da CMM e, ao que tudo indica, vem mais por aí.

DESMONTE DA RECEITA FEDERAL

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) realizou nesta quarta-feira (20) a primeira edição do encontro Café com Política. Em reunião com o senador Omar Aziz (PSD), representações estaduais e municipais da categoria denunciaram o desmonte institucional da Receita Federal, os cortes no orçamento do fisco brasileiro e a falta de concurso público para novos auditores.

RITMO LENTO

Esta quarta-feira (20) marcou o início do período designado para a realização das convenções partidárias. No Amazonas, os primeiros dias seguem em ritmo lento. Apenas o Partido da Mulher Brasileira (PMB) decidiu realizar sua convenção no primeiro dia do período. O evento de apresentação dos candidatos da legenda foi marcado para as 18h desta quarta-feira (20), no Hotel Blue Tree. A sigla apoiará Amazonino Mendes (Cidadania) para o governo e Omar Aziz (PSD) para o senado, além de apresentar 25 nomes para concorrer a uma vaga na Aleam e três para a Câmara Federal.

PC DO B OFICIALIZA VANESSA

Além do PMB, apenas o PC do B também decidiu realizar sua convenção partidária nos primeiros dias do período. O evento de oficialização das candidaturas do partido será realizado no sábado (23), às 9h, no Sindicato dos Metalúrgicos, tendo como principal candidatura a da ex-senadora Vanessa Grazziotin à Câmara Federal. Os demais partidos preferiram deixar para realizar suas convenções a partir do dia 30 e até o final do período, que se encerra no dia 5 de agosto.

HIP HOP REUNIDO

Acontece neste sábado (23), no Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa), a quarta edição do Encontro de Hip Hop no Norte – EH2N Pocket –, que conta com o apoio do Programa Cultura Criativa 2021 (Prêmio Amazonas Criativo), do Governo do Estado do Amazonas. Das 9h às 17h30, o evento promete entregar uma programação imersiva na Cultura Hip Hop, contando com workshops, batalhas de dança, shows de rap, intervenções de DJs e uma mostra visual. A entrada é gratuita.