O gesto que, para muitos, parece simples ou, até automático, pode ajudar a salvar muitas vidas
Comemorado desde 2008 em mais de 85 países, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos ocorre todo dia 15 de outubro. A data serve como alerta para lembrar o gesto que, para muitos, pode parecer simples ou, até automático, porém pode ajudar a salvar muitas vidas.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.
Não por acaso, o gesto ainda é reconhecido pela OMS como um dos principais instrumentos contra epidemias, ou pandemias, como foi o caso recente da COVID-19, vírus que já matou mais de 1 milhão de pessoas no mundo todo.
Doença invisível
A doença do coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um coronavírus recém-descoberto. O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.
Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.
Por isso, especialistas alertam para a higienização correta das mãos. Apesar de parecer fácil, é importante seguir um protocolo na hora de higienizar as mãos, para garantir que se livrou dos germes e bactérias.
Além disso, um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, eliminando, assim, chances de infecção trazida por vírus e bactérias.
Lavar as mãos
De acordo com o médico generalista do Grupo Hapvida, Lucas Rodrigues, o hábito simples continua sendo bastante eficaz para se proteger das doenças. Ele explica com que frequência e como devemos lavar as mãos corretamente. “Sempre antes e após as refeições, após o uso dos banheiros, após cumprimentar os amigos, após o contato com o dinheiro, essa simples ação pode reduzir consideravelmente a contaminação com vírus e bactérias”, informa o médico.
Ele ainda faz o alerta em como deve ser feita a limpeza das mãos, segundo o médico a escolha do tipo de sabão e a forma como deve ser feita a limpeza, ajuda bastante no processo de higienização. “Sempre dê preferência para o sabão antimicrobiano, e o tempo de lavagem por pelo menos 20 segundos fazendo bastante espuma na região do dorso da mão e punhos, e evitar sempre o contato frequente com a torneira” alerta Lucas.
Confira abaixo como lavar as mãos em cinco passos:
– Usar sabão ou detergente;
– Esfregar as palmas das mãos;
– Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
– Esfregar as pontas dos dedos e as unhas;
– Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.
Sobre o Sistema Hapvida
Com cerca de 6,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco e RN Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 184 clínicas médicas, 41 prontos atendimentos, 174 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.