Lançamento de pré-candidatura de Amazonino muda de local três vezes em 24h

Em menos de 24 horas, o local onde será realizado o lançamento da pré-candidatura do veterano político Amazonino Mendes (Cidadania) ao Governo do Estado mudou três vezes. Na quarta-feira (4) foi expedido um convite no qual constava o balneário Luar do Sertão, no bairro Cidade Nova, como o local do evento. Já nesta quinta-feira (5) foi emitida uma atualização mudando o local da festa para a quadra da escola de samba Reino Unido da Liberdade, no Morro da Liberdade. Em meados da tarde desta quinta (5), o local foi trocado mais uma vez, agora para o Rancho Sertanejo, em Flores.

CULPA DE WILSON

Para a primeira troca de local, do Luar do Sertão para a quadra da Reino Unido, não houve justificativa pública, mas no comunicado de que o espaço havia sido trocado mais uma vez, da Reino Unido para o Rancho sertanejo, a comunicação de Amazonino pôs a culpa no governador Wilson Lima (UB). O comunicado afirma que Amazonino preferiu usar outro local para evitar problemas à diretoria da Reino Unido. “Nós sabemos como age o atual governador. Ele persegue! E tudo o que eu não quero é que a escola seja prejudicada”, justificou o “Negão”.

VERSÃO FURADA

A justificativa de Amazonino não encontra eco na realidade dos fatos. Se a diretoria da Reino Unido da Liberdade tivesse “medo” de Wilson Lima não teria também negado, em março, a quadra da escola para o evento de filiação do governador ao União Brasil. Na ocasião, o local também teve de ser trocado da quadra da Reino Unido para a quadra da Aparecida. Ao que tudo indica, a diretoria da escola do Morro da Liberdade não quer é se comprometer com nenhuma candidatura, por enquanto.

DIFICULDADES DA CANDIDATURA

A novela em torno do local onde a festa de lançamento da pré-candidatura de Amazonino será realizada repete a dificuldade que o “Negão” enfrentou para encontrar um partido no qual pudesse ancorar sua candidatura. O Cidadania, cuja federação com o PSDB ainda tramita para ser oficializada, foi uma solução encontrada “aos 45 minutos do segundo tempo”, após algumas portas se fecharem. Em tempo: a data e horário do evento não foram trocados. Vai ser no sábado (7), às 9h.

PRECIPITADO

Ao REBOJO, o senador Plínio Valério, que ainda não retirou sua pré-candidatura ao Governo do Estado pelo PSDB, afirmou que considera precipitado o lançamento da pré-candidatura de Amazonino no próximo sábado. “Mas entendo que faz parte do jogo. Arthur e Amazonino são profissionais da política”, opinou o senador. “Candidaturas oficiais só existem homologadas em Convenção”, completou.

A RECEPTIVIDADE DE MORAES

Assim como o senador Omar Aziz (PSD), o deputado federal Marcelo Ramos (PSD) e demais integrantes da bancada que se reuniram com o ministro do STF Alexandre de Moraes na terça-feira (3), o governador Wilson Lima também saiu otimista do encontro que teve com o ministro nesta quarta-feira (4). Moraes tem mostrado receptividade aos pleitos dos amazonenses que, a bem da verdade, são legítimos. Wilson ainda tem um encontro, no início da noite desta quinta-feira (5), com o presidente do STF, ministro Luiz Fux, para tratar do mesmo tema.

SENSÍVEL À LUTA

Amazonense, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques tem sido presença constante nos encontros que políticos do Amazonas têm mantido com o ministro Alexandre de Moraes, no STF. Mauro Campbell funciona como uma espécie de avalista judiciário, e também cicerone, dos visitantes conterrâneos que têm circulado pela Suprema Corte. O ministro do STJ se mostra, assim, sensível à luta que, afinal, deveria ser de todos os amazonenses.

“UM PULO” PARA BARCELOS

Esta quinta-feira (5) marcou o início das operações da Azul Linhas Aéreas com voo direto de Manaus para Barcelos. Destaque internacional na pesca esportiva, Barcelos agora fica a “um pulo” de Manaus, facilitando a vida de turistas que têm a pesca esportiva como objetivo principal de viagem. Os voos serão realizados três vezes por semana.

DESMATAMENTO NO SUL DO AM

A expansão desenfreada de ramais nos municípios de Canutama, Humaitá, Manicoré e Tapauá, no Sul do Amazonas, se tornou motivo de preocupação para o Ministério Público do Contas do Amazonas (MPC-AM). O órgão solicitou providências do Governo do Amazonas em relação à questão. A denúncia do aumento exacerbado do número de ramais na região se deu por meio da publicação da nota técnica “Abertura e expansão de ramais em quatro municípios sob influência da rodovia BR-319”, produzida pelo Observatório BR-319 (OBR-319).