Lançamento da Campanha “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” contou a participação da representante do Amazonas

Mais de 150 pessoas participaram do evento que contou com palestras, apresentação cultural e depoimentos

A Campanha “Defensoria Pública: em ação pela inclusão” foi lançada oficialmente na última quinta-feira, 04/05, no auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília. A Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (ADEPAM), Dra. Melissa Credie esteve representando a classe Defensorial do estado do Amazonas.

O evento é uma ação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e tem por objetivo ressaltar a atuação das Defensoras e dos Defensores Públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. A apresentação cultural de Daniela Ribeiro que entoou sambas populares como o “O canto das três raças”, abriu a solenidade.

“Lutar por uma sociedade inclusiva e anticapacitista é o objetivo de Defensoras e Defensores Públicos. O trabalho busca garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e autônoma, com uma efetivação sem barreiras do acesso à educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, cultura, esporte e lazer como garante a lei brasileira de inclusão”, afirma Melissa Credie.

A palestra “Inclusão e anticapacitismo: os direitos das pessoas com deficiência e a ocupação dos espaços de poder” ministrada durante a solenidade, foi um dos destaques da programação.

Casos concretos como preconceitos, falta de acessibilidade, barreiras para ingressar no mercado de trabalho e obstáculos que limitem ou impeçam a participação plena da pessoa na sociedade, foram tratados durante o encontro.

Entre as autoridades presentes esteve o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio de Almeida, a Presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, a Vice-Presidenta Institucional da ANADEP, Juliana Lintz, a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; o Deputado Federal Márcio Jerry (PCdoB-MA), o Secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, e do Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, Florisvaldo Fiorentino Junior.

A Campanha tem o apoio das Associações Estaduais e do DF, das Defensorias Públicas Estaduais e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).