Justiça garante antecipação de vacinação de estudantes de Medicina no AM

A juíza da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, Jaiza Maria Fraxe, deu decisão favorável à ação civil pública impetrada pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) em que o parlamentar solicita o adiantamento da vacinação dos estudantes de Medicina que participam de aulas práticas nos hospitais e que atuam como assistentes no atendimento ao público em geral, que estão expostos ao vírus da Covid-19.

Pelo despacho, os alunos de Medicina deverão se apresentar nos postos de vacinação portando cópia da decisão judicial, documento de identificação, comprovante de residência e documento comprobatório de sua Universidade, informando sobre a sua atuação em estabelecimento de saúde como integrante da grade curricular.

Além de estender os efeitos da decisão aos alunos de todos os cursos de medicina das redes pública e privada de Manaus, Jaiza Fraxe autorizou que as universidades enviem listas conjuntas dos alunos matriculados no curso e aptos a se vacinarem, dispensando destes estabelecimentos e estudantes a certidão individual.

“É legítimo garantir a proteção desses acadêmicos, importantes no apoio aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao enfrentamento da pandemia. É também um reconhecimento a futuros médicos, que logo estarão se somando aos nossos heróis da saúde, e que se desdobram para salvar vidas”, disse Ramos.